Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Notícias

1ª EBS prepara pesquisadores no uso de técnicas com síncrotron em múltiplas áreas de pesquisa

VOLTAR

Evento reuniu 95 participantes, de 16 estados brasileiros e 4 países latino-americanos, entre 10 e 21 de julho


A primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações foi realizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) entre os dias 10 e 21 de julho de 2017, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. O evento contou com a participação de 95 alunos, sendo 91 brasileiros e 4 estrangeiros. A Escola, voltada para a capacitação na área de técnicas de luz síncrotron, recebeu desde graduandos a docentes e profissionais de diversas áreas de pesquisa e atuação.

Participantes e organizadores da 1ª EBS, reunidos na fonte de luz síncrotron UVX

Planejada para acontecer anualmente, a EBS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS e impulsionar a formação e treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas pesquisas.

Na primeira semana de evento, foram apresentados aos alunos conceitos básicos da produção de luz síncrotron e suas principais propriedades, além de um quadro geral das técnicas de difração e espalhamento de raios X, espectroscopias de raios X e técnicas de imagem e tomografia de raios X.

Na segunda semana de evento, foram trabalhados conceitos específicos e avançados sobre as técnicas de utilização da luz síncrotron em laboratórios de pesquisa. Durante essa semana, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer, através de aulas práticas, como os pesquisadores do LNLS utilizam a fonte de luz síncrotron em experimentos de diferentes áreas de pesquisa.

De acordo com as respostas dos participantes a um questionário de avaliação, a primeira edição da EBS conseguiu atrair o interesse de alunos e pesquisadores, que futuramente podem se tornar usuários da nova fonte de luz síncrotron do LNLS, o Sirius. Entusiasmados com as perspectivas do projeto e o andamento das obras, que alcançaram a marca de 57% de conclusão, os participantes ressaltaram a importância das oportunidades oferecidas pela EBS, e afirmam que o conhecimento adquirido durante as duas semanas deverá gerar ótimos resultados.

Confira a galeria de fotos do evento aqui: http://pages.cnpem.br/ebs/galeria-fotografica/