Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Agricultura e Meio Ambiente

VOLTAR

O principal objetivo deste subprograma de pesquisa interna é o desenvolvimento e aplicação de técnicas síncrotron para a investigação de aspectos microscópicos de ambientes naturais, incluindo as relações complexas entre sistemas bióticos e abióticos. Este programa está conectado a diferentes áreas de pesquisa como geociências, ciências do solo, oceanografia, ciências atmosféricas, astroquímica, paleontologia, arqueologia e astrobiologia.

Os principais projetos em execução neste subprograma lidam com o uso da radiação síncrotron para investigar propriedade de solos, desde a dinâmica de seus micronutrientes até sua contaminação por elementos químicos pesados, bem como o uso da radiação síncrotron para simular efeitos da radiação sobre ambientes e sistemas biológicos.

Este programa vem se intensificando nos últimos anos com a contratação de novos pesquisadores, colaboração com grandes projetos de usuários e por meio de colaborações internas no CNPEM, especialmente com o CTBE. Como resultado, também houve um aumento substancial no número de propostas de pesquisa realizadas por usuários externos nessas áreas, atraindo uma comunidade científica estratégica em um campo em que as técnicas de luz síncrotron podem produzir ganhos expressivos de conhecimento. A expectativa é de que, a médio e longo prazo, seja possível desenvolver a liderança científica em aplicações de síncrotron em agricultura e meio ambiente, que são vocações nacionais.

As linhas de luz SXS, XRF e TGM da fonte de luz síncrotron UVX são as principais estações experimentais onde os projetos deste subprograma são atualmente executados.