Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

CONGRESSOS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados a física e engenharia de aceleradores assim como de técnicas de luz síncrotron. Outros eventos podem ser encontrados na agenda de Eventos do LNLS.

XVIII INTERNATIONAL SMALL ANGLE SCATTERING CONFERENCE - SAS2021



O LNLS será o anfitrião da XVIII Conferência Internacional de Espalhamento a Baixos Ângulos (SAS2021). Em 2021, a construção da Fonte de Luz Síncrotron brasileira de 4ª geração, Sirius, estará finalizada e as novas capacidades de espalhamento a baixos ângulos estarão nos seus primeiros anos de operação. A realização da SAS2021 oferecerá uma grande oportunidade para promover interações científicas mais fortes com pesquisadores de todo o mundo, permitir uma maior participação da comunidade brasileira e fortalecer o elo entre pesquisa e indústria.

INTERNATIONAL PARTICLE ACCELERATOR CONFERENCE - IPAC 2021



A IPAC (International Particle Accelerator Conference) é uma grande conferência anual na área de aceleradores de partículas que, em 2016, teve a sua 7ª edição realizada na cidade coreana de Busan. O Brasil foi escolhido, pela primeira vez, para ser a sede da 12ª edição do evento, marcado para 2021, e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron será o seu organizador local.

A conferência reúne cerca de 1200 cientistas de aceleradores, engenheiros, estudantes e empresários, vindos de mais de 30 países, para discutir os últimos avanços na área de aceleradores de partículas, fontes de luz síncrotron, laser de elétrons livres, e instrumentação associada. A conferencia conta também com a participação de cerca de 100 expositores de equipamentos e produtos relacionados à área, além de reuniões especiais de agências de fomento à ciência, oficinas com tópicos específicos, além de outros eventos satélites.

INTERNATIONAL WORKSHOP PERSONAL COMPUTERS AND PARTICLE ACCELERATOR CONTROLS - PCAPAC



O LNLS sediou, de 25 a 28 de outubro de 2016, a décima primeira edição do workshop internacional sobre aceleradores PCaPAC (International Workshop Personal Computers and Particle Accelerator Controls 2016). O evento tradicionalmente é focado em sistemas de controle de baixo custo para aceleradores, usando tecnologia PC para aquisição de dados e controle, além de novas tecnologias. Entre os tópicos a serem tratados estão sistemas de controle, ferramentas e interface com o usuário (inclusive sistemas mobile), cybersegurança, tecnologias de hardware, sistemas modernos de aquisição e análise de dados, banco de dados e tópicos correlatos.

SAIBA MAIS

2015 IUCR HIGH-PRESSURE WORKSHOP



O Workshop de Altas Pressões (2015 IUCr High-Pressure Workshop), realizado entre 12 e 15 de setembro, abordou os recentes avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões. As apresentações cobriram temas como estruturas cristalinas, transições de fase e sua cinética, síntese de novos materiais, ciências planetárias e da terra, materiais macios e biológicos, propriedades físicas e químicas, teoria e computação, bem como o desenvolvimento de técnicas para estudos sob altas pressões em laboratórios de universidades, síncrotrons e nêutrons. O workshop teve a presença de 50 participantes externos.

O evento é parte de uma série de workshops promovidos em parceria com a Comissão de Altas Pressões da IUCr (União Internacional de Cristalografia). Realizado pela primeira vez em 1996, o workshop já teve edições realizadas no ESRF (1997), APS (1998), Spring-8 (2000), Orsay (2001), Berkeley (2003), Saskatoon (2004), Dubna (2006), Oxford (2007), Harbin (2009), Gatlinburg (2010), Mito (2012) e, mais recentemente, em Hamburg (2013).

SAIBA MAIS

SÃO PAULO SCHOOL OF ADVANCED SCIENCES (ESPCA) ON RECENT DEVELOPMENTS IN SYNCHROTRON RADIATION – SYNCLIGHT 2015



O SyncLight 2015, promovido com financiamento da Fapesp no âmbito do programa de “Escolas São Paulo de Ciência Avançada”, teve como objetivo apresentar as novas possibilidades experimentais que as fontes de luz síncrotron de última geração estão abrindo para pesquisa científica em diferentes disciplinas.

Realizado de 13 a 24 de julho, o SyncLight 2015 teve a participação de 96 jovens pesquisadores de 27 nacionalidades, vindos de 17 diferentes países. As duas semanas da Escola promoveram treinamento para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de física, química, biologia, geociências, medicina, e engenharia e ciência dos materiais, entre outras.

A característica interdisciplinar da Escola foi projetada de modo a promover intercâmbios frutíferos entre estudantes e pesquisadores relacionados a essas disciplinas. Organizada juntamente pelo LNLS e a American Physical Society (APS), a Escola teve o intuito adicional de estimular e preparar a nova geração de usuários que se beneficiará do Sirius nos próximos anos.

SAIBA MAIS

LATIN AMERICAN SUMMIT MEETING ON BIOLOGICAL CRYSTALLOGRAPHY AND COMPLEMENTARY METHODS



O Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods, realizado entre 22 e 24 de setembro de 2014 no CNPEM, foi o maior evento latino-americano na programação oficial do Ano Internacional da Cristalografia (IYCr2014).

Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Cristalografia (IUCr), o evento reuniu cientistas de destaque no cenário mundial, tomadores de decisão da área de ciência e tecnologia e pesquisadores de países latino-americanos em torno do tema da Biologia Molecular Estrutural.

O evento promoveu a troca de ideias a respeito das possíveis aplicações da cristalografia em fenômenos biológicos complexos, e consistiu em uma série de apresentações científicas realizadas por cientistas convidados, vindos de diversas instituições Latino Americanas. O evento contou com a presença da ganhadora do prêmio Nobel, Ada Yonath.

SAIBA MAIS