Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

DADOS E ESTATÍSTICAS

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) mantém uma estrutura com instalações abertas que atendem as comunidades de ciência e tecnologia brasileira e estrangeira, que têm acesso a uma infraestrutura extremamente sofisticada, que pode ser utilizada simultaneamente por vários grupos de pesquisa e que opera 24 horas por dia.

 

O LNLS possui uma equipe própria de profissionais qualificados, capazes de fornecer conhecimento técnico para a utilização da fonte de luz síncrotron para os pesquisadores de todas as áreas mesmo que não tenham conhecimento prévio.

 

Anualmente, as instalações do LNLS são utilizadas por cerca de 1200 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, comprometidos com mais de 400 estudos resultando em aproximadamente 200 artigos publicados em periódicos científicos.

PROPOSTAS REALIZADAS

 

Em 2015, as instalações abertas do LNLS propiciaram a realização de 409 propostas de pesquisa de usuários externos, número superior ao registrado no ano anterior.

dados1

USUÁRIOS POR REGIÃO

 

O LNLS atende usuários brasileiros e estrangeiros. Em 2015, os usuários brasileiros vieram principalmente da região sudeste. Usuários estrangeiros são principalmente provenientes da Argentina.

 

mapa1

ARTIGOS PUBLICADOS POR USUÁRIOS

 

Em 2015, o LNLS e suas instalações foram citados em 186 artigos publicados e indexados na base Web of Science por pesquisadores externos. Essas citações foram decorrentes do uso das instalações abertas.

 

dados2

 

dados3