Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Escolas e Workshops Regulares

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Outros eventos podem ser encontrados na agenda de Eventos do LNLS.

ESCOLA BRASILEIRA DE SÍNCROTRON: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES


Entre 10 e 21 de julho de 2017 o LNLS realizou a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações. Planejada como um evento regular, a ser realizado anualmente, a iniciativa tem como objetivo formar a comunidade de jovens pesquisadores brasileiros nessa área. A escola pretende introduzir os conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron, além de apresentar algumas técnicas e tecnologias específicas. A escola teve duração de duas semanas: na primeira serão apresentados os tópicos comuns, e na segunda semana, os tópicos específicos e tutoriais.

SAIBA MAIS

ENVIRO


O ENVIRO tem como objetivo nutrir a emergente comunidade de ciências agroambientais que utilizam o LNLS e atrair novos usuários para as instalações do Laboratório. O evento é composto por oficinas que cobriram temais atuais sobre assuntos emergentes em ciências agroambientais, em que o uso de técnicas baseadas em luz síncrotron tenha sido relevante. O evento é dedicado a um público multidisciplinar, interessado em Ciências da rizosfera e biofortificação de cultivos alimentares básicos, e Química do ar e da água. O ENVIRO 2016 aconteceu em 17 e 18 de novembro e contou com 22 participantes.

SAIBA MAIS

SCHOOL OF SAXS DATA ANALYSIS


A Escola em Análise de Dados de SAXS tem como principal objetivo ensinar os fundamentos de SAXS (sigla em inglês para Espalhamento de Raios X a Baixos Ângulos) através de atividades teóricas e experimentais oferecidas nas instalações do LNLS. O público da escola é normalmente composto por alunos de pós-graduação e cientistas em início de carreira que desejam aprender sobre esta técnica e cuja pesquisa esteja relacionada a áreas da Biologia, Física, Ciências dos Materiais e Química. O curso oferece uma visão geral da teoria SAXS, de pacotes computacionais para tratamento e análise de dados, bem como de técnicas de modelagem. Normalmente são realizados, ainda, treinamentos nas linhas de SAXS do LNLS, utilizando dados experimentais obtidos em tutoriais práticos.

SAIBA MAIS

 

SAXS WORKBENCH


O SAXS Workbench, treinamento para iniciantes na técnica de SAXS é realizada anualmente entre os meses de outubro e novembro. Nele são apresentados os princípios básicos da técnica de SAXS e de coleta de dados nas estações experimentais das linhas SAXS1 e SAXS2, do LNLS, por meio de palestras e de treinamentos práticos oferecidos pelos pesquisadores do Laboratório. A escola busca auxiliar os participantes a fortalecer as suas propostas de pesquisa e preparar os seus primeiros experimentos, tendo como objetivo geral consolidar e aumentar a comunidade de usuários das linhas de luz SAXS1 e SAXS2.

SAIBA MAIS

SCHOOL ON X-RAY SPECTROSCOPY METHODS


Promovida como um evento satélite da Reunião Anual de Usuários (RAU), a Escola em Métodos de Espectroscopia de Raios X tem como enfoque os fundamentos de método de espectroscopia de raios X e análise de dados e suas aplicações. Sua programação normalmente é iniciada com apresentações introdutórias sobre a teoria e os aspectos experimentais da espectroscopia de raios X duros. Em seguida, são apresentados tópicos avançados relativos a análise de dados e exemplos de aplicações da técnica em áreas diversas.

SAIBA MAIS