Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

FILMES FINOS, INTERFACES E NANOESTRUTURAS

VOLTAR

O principal objetivo deste subprograma de pesquisa interna é o desenvolvimento e aplicação de técnicas síncrotron para a investigação da organização de átomos e moléculas em interfaces, filmes finos e membranas, heteroestruturas e nanoestruturas e também para explicar as propriedades elétricas, magnéticas e catalíticas exóticas que emergem da interação entre localização e dimensionalidade dos elétrons nessas estruturas. Dessa forma, em geral, os projetos neste subprograma têm um caráter principal de pesquisa básica em propriedades da matéria.

 

Embora haja, em algumas ocasiões, intersecções dos temas abordados nesta área com, por exemplo, a que trata de propriedades físicas de nanopartículas, boa parte das aplicações práticas desses sistemas se encontra na indústria de microeletrônica, relativamente longe da cadeia de inovação do parque industrial nacional. Ainda assim, os avanços atingidos neste programa têm um impacto na fronteira do conhecimento global sobre a matéria condensada em seus aspectos mais fundamentais. Esta é, inclusive, uma área de grande produtividade científica nacional, experimental e teórica, e que motiva o desenvolvimento de métodos experimentais inovadores com o uso da luz síncrotron, que acabam impactando em diversas outras áreas.

 

As linhas de luz PGM, SGM e XRD2 da fonte de luz síncrotron UVX são as principais estações experimentais onde os projetos deste subprograma são atualmente executados. As duas primeiras por sua capacidade de observar propriedades eletrônicas pelas técnicas ARPES, PEEM e XMCD; e a última por sua capacidade de medir a organização atômica de superfícies e interfaces pelas técnicas GID, GISAXS e de refletividade.