Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

ÓTICA

VOLTAR

O principal objetivo deste programa de desenvolvimento interno é disponibilizar aos pesquisadores a óptica adequada à especificação de cada linha de luz, tanto para a atual fonte de luz síncrotron UVX como para a nova fonte de luz síncrotron Sirius. Isso se dá através da aplicação de técnicas de Metrologia Óptica e do uso e desenvolvimento de Software de Simulação.

 

Na metrologia óptica, faz-se a medição do perfil da superfície dos elementos ópticos sobre todas as frequências espaciais com precisão na escala atômica. O novo Laboratório de Metrologia Ótica está em construção e terá uma área instalada de 800 m². Este laboratório foi projetado dentro do estado da arte, com estabilidades mecânica e ambiental melhores ou semelhantes às do Sirius e com equipamentos que permitirão acessar todas as escalas relevantes para imperfeições óticas.

 

Ainda, os sistemas ópticos das linhas de luz são complexos e precisam ser simulados e terem seus parâmetros (tamanho e divergência, resolução de energia, fluxo de fótons, comprimento de coerência, etc) calculados e otimizados numericamente. Todos esses parâmetros precisam ser conhecidos e controlados para que os cientistas possam executar seus experimentos. Existem vários códigos de simulação para esses sistemas ópticos, o código SHADOW para ray-tracing e SRW para propagação de ondas, e diversas ferramentas e códigos são desenvolvidos neste programa para atender a essas necessidades de simulação que são essenciais para as linhas de luz de síncrotrons de quarta geração como o Sirius.