Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

PARCERIAS ESTABELECIDAS E RESULTADOS

VOLTAR

Abaixo estão listadas as parcerias estabelecidas entre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e empresas brasileiras para o desenvolvimento de produtos e processos.

No momento, a maioria delas está relacionada ao desenvolvimento da nova fonte de luz síncrotron Sirius.  O projeto Sirius tem como um dos seus objetivos estimular o desenvolvimento da indústria brasileira, por meio da indução de demandas de serviços, matérias-primas e equipamentos. A meta é aplicar entre 65% a 70% dos recursos financeiros do projeto dentro do País.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO EM VIGÊNCIA

ADEST Técnicas para soldagem de Metais Ltda.

Desenvolvimento conjunto de tecnologia aplicada na soldagem por difusão de telas ou tecidos metálicos para nacionalização de telas premium para controle de areia em poços de petróleo e gás.

WEG Equipamentos Elétricos S/A

Desenvolvimento de diversos tipos de magnetos para aplicação na nova fonte de luz sincrotron Sirius, incluindo processos de fabricação e capacitação de recursos humanos.

FCA Brasil Indústria, Comércio e Usinagem de Peças Ltda.

Desenvolvimento de câmaras metálicas para ultra alto vácuo.

Biotec Solução Ambiental Industria e Comercia Ltda.

Desenvolvimento do projeto básico para as cabanas de proteção radiológica e utilidades associadas à linha de luz EMA do Sirius.

Engecer Ltda.

Processo de produção de componentes covalentes (Nitreto de Boro Hexagonal e Nitreto de Alumínio) por prensagem uniaxial e isostática a quente como Componente para o sensor BPM (Beam Position Monitor).

BR Photonics Produtos Optoeletrônicos Ltda.

Construção de detectores de raios X e transferência de dados de alta capacidade para linhas de luz síncrotron.