Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE PESQUISA

VOLTAR

Com instalações abertas, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) atende gratuitamente pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejem utilizar as estações experimentais do Laboratório para a realização de suas investigações. As propostas de pesquisa são submetidas  através do sistema SAU Online em dois períodos dentro do ano. Os próximos períodos de submissão e realização de propostas são descritos a seguir:

O calendário de operação das Linhas de Luz, com as propostas aprovadas e agendadas até o momento para este ano está disponível para consulta no portal SAU Online clicando aqui.

Antes de submeter uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem no site as linhas de luz, serviços e tecnologias disponíveis, assim como recomendações específicas para o preparo de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de submissão de proposta de pesquisa.

Importante: Usuários Industriais seguem um processo próprio para a utilização das instalações do LNLS para a realização de pesquisa proprietário. Para saber mais consulte as Informações para Usuários Industriais. O processo para submissão de propostas descrito abaixo é aplicável exclusivamente para pesquisas em domínio público conduzidas por Usuários Acadêmicos, brasileiros ou estrangeiros, ou por Usuários Industriais que não almejem a proteção intelectual de suas pesquisas.


TIPO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTA


Existem quatro possíveis formas de submissão de propostas de pesquisa: Proposta Padrão (S - Standard Proposals), Proposta Acesso Rápido (FTA - Fast Track Acess), Proposta de Longo Prazo (LTP - Long Term Proposal) e Propostas Internas (I - Internal Proposals).

PROPOSTA PADRÃO (STANDARD)Este é o procedimento padrão para acesso às Linhas de Luz do LNLS. A submissão de propostas é realizada através de duas chamadas por ano, nos meses de março e setembro. O usuário solicita tempo de feixe para um experimento específico em uma linha de luz específica. A proposta é avaliada por um dos Comitês Externos de Avaliação de Propostas.

Se aprovado, é concedido ao usuário tempo de feixe para execução da proposta de pesquisa. Após a realização dos experimentos, a equipe de usuários produz um relatório experimental. Resultados publicados utilizando os dados obtidos no LNLS devem reconhecer e agradecer o uso das linhas de luz, além de fornecer uma cópia do artigo ou tese para o LNLS.

Usuários do Brasil e da América Latina podem receber financiamento para a execução de seus experimentos.
PROPOSTA DE ACESSO RÁPIDO (FAST TRACK)Este procedimento tem como objetivo aprimorar o acesso as linhas de luz do LNLS para experimentos que demandam pouca preparação e envolvem amostras e requisitos de segurança simples em configurações padrão das linhas de luz. A Proposta de Acesso Rápido (Fast Track) é direcionada a usuários que já tenham experiência na técnica requerida e cujo grupo, ou pesquisador resposável, já tivera uma proposta submetida e aceita. Este procedimento pode ser usado para completar e/ou complementar resultados experimentais para a conclusão de publicações científicas ou trabalho de tese. É necessário que o pesquisador responsável verifique a viabilidade técnica para a realização da proposta com o coordenador da linha de luz antes da submissão.

Não são todas as linhas de luz que oferecem possibilidade de submissão de propostas no tipo fast track.

Na Proposta de Acesso Rápido, a submissão de propostas pode ser feita a qualquer momento e a avaliação da proposta submetida é feita dentro de 2 a 3 semanas após o recebimento. Membros dos Comitês de Avaliação de Propostas são chamados como revisores ad hoc para uma avaliação rápida. Com a aprovação, o tempo de feixe é alocado dentro de 3 a 10 semanas da submissão (a depender da disponibilidade da linha). A direção do LNLS decidirá a quantidade de tempo de feixe concedido para o proposta Fast Track em cada linha de luz.

Os experimentos poderão utilizar também o serviço Weblab online (não disponível para todas as linhas de luz).

Após a realização dos experimentos a equipe de usuários produz um relatório experimental. Resultados publicados utilizando os dados obtidos no LNLS devem reconhecer e agradecer o uso das linhas de luz, além de fornecer uma cópia do artigo ou tese para o LNLS.

Nesta modalidade, financiamento para a execução de seus experimentos não é garantido.
PROPOSTA DE LONGO PRAZOEste procedimento visa estabelecer uma parceria de longo prazo entre um grupo de usuários e o LNLS para fornecer tempo de feixe em uma ou mais linhas de luz por um período de dois anos.

O principal critério é a excelência científica do projeto. No entanto, alguns critérios adicionais devem ser considerados: a) o compromisso do grupo proponente com contribuições em termos de recursos financeiros, técnicos e / ou humanos; b) um benefício identificável para os programas científicos e de usuários do LNLS e à(s) linha(s) de luz com relação a novas técnicas, novas instrumentações, e novas possibilidades de experimentos para a(s) linha(s) de luz.

A participação das outras instalações abertas do CNPEM (LNNano, LNBio, CTBE) é bem-vinda.

A submissão de propostas nesta modalidade é feita uma vez por ano. Um dos pré-requisitos para a submissão de uma proposta de longo prazo é a discussão aprofundada com os coordenadores da linha de luz.

O Comitê de Avaliação para esta modalidade será formado pela direção científica do LNLS, que pode também requisitar avaliações externas. Apenas um ou dois LTP serão alocados em qualquer momento, para cada linha de luz.

Após a aprovação, o financiamento será discutido e um contrato será formalizado. Relatórios devem ser produzidos anualmente.
PROPOSTA INTERNA (INTERNAL)Este procedimento é direcionado a submissão de propostas apenas pela própria equipe do CNPEM. Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Apoio ao Usuário.

COMO SUBMETER UMA PROPOSTA DE PESQUISA?

Para iniciar o processo de submissão de propostas é necessário que o usuário faça seu registro no portal SAU Online. Para criar uma nova conta no portal, o usuário deve clicar em “Create a new SAU Online Account”. Em seu primeiro acesso, o usuário deverá fornecer informações pessoais e profissionais.

Importante: Este registro só precisa ser feito uma única vez, pode ser feito independentemente do período de submissão de propostas e as informações fornecidas podem ser atualizadas a qualquer momento.

Uma vez registrado no portal SAU Online, o usuário deve clicar em “Submit a new Proposal” e seguir as instruções indicadas. Além do preenchimento online de um formulário geral, o usuário deve preencher três outros formulários:

  • Formulário de Proposta de Pesquisa (Research Proposal Form), preenchido a partir de um modelo e anexado como PDF
  • Formulário de Instrumentação (Instrumentation Form), preenchido a partir de um modelo e anexado como PDF;
  • Formulário de Amostra e Segurança, preenchido online.

Importante: Regras e Dicas para o preenchimento desses formulários são encontrados aqui.

Após submetida, a proposta será encaminhada automaticamente para o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).


ANÁLISE DA PROPOSTA DE PESQUISA


O processo de análise da proposta de pesquisa é dividido em diferentes fases:

Fase 1:Avaliação interna da proposta pela equipe da linha de luz para julgar a viabilidade do experimento proposto. Tanto o conteúdo da proposta de pesquisa, em particular a seção de método experimental, quanto do Formulário de Instrumentação (se pedido) são de importância essencial para essa avaliação;
Fase 2:O Comitê Externo de Avaliação de Propostas avalia e classifica as propostas de acordo com os seguintes critérios: mérito científico das propostas e experiência da equipe, avaliação de propostas anteriores e publicações científicas baseadas em resultados obtidos anteriormente nas linhas de luz do LNLS. Detalhes sobre os critérios estão disponíveis na seção seguinte.

As propostas melhor avaliadas são recomendadas para recebimento de tempo de feixe. Uma lista de reserva é produzida para as propostas bem avaliadas que não obtiveram classificação para receberem tempo de feixe.
Fase 3:Avaliação interna pelo comitê de segurança das propostas melhor avaliadas para adequação com as regras de segurança. Em caso de inadequações, o proponente deve fornecer informações adicionais em um curto período de tempo após a requisição, sob risco de rejeição da proposta dando lugar à próxima proposta melhor classificada.

Nesta etapa, o proponente receberá uma mensagem do SAU Online sobre a classificação e, ao fim desta fase, o proponente recebe uma mensagem de aprovação.
Fase 4:Tempo de feixe é atribuído às propostas melhor avaliadas, e que cumpriram as questões técnicas e de segurança.
Fase 5:Tempo de feixe é agendado para as propostas recomendadas. Nesta fase, os proponentes recebem uma mensagem do SAU Online com o período agendado e instruções para preparar a estadia no LNLS.

Importante: Dada a Importância dos resultados científicos anteriores para a processo geral de avaliação das propostas, recomenda-se que os Usuários verifiquem e atualizem suas publicações tanto no portal SAU Online quanto na base de dados da Biblioteca do CNPEM. As atualizações da base de dados da biblioteca devem ser feitas enviando a informação bibliográfica completa para a Biblioteca (biblioteca@cnpem.br). As publicações são incluídas após checagem pela equipe da biblioteca e pela coordenação das linhas de luz.

 


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


O comitê externo de avaliação de propostas de pesquisa analisará: a qualidade técnico-científica da proposta e da equipe, a produção de relatórios (experimental report) e o histórico de aproveitamento de propostas anteriores (publicações, teses, etc...). Serão atribuídas notas de 1 a 5 para os itens abaixo; a nota global será a média entre elas.

Qualidade técnico-cientifica da proposta:

  • A motivação cientifica e os objetivos do experimento estão claramente descritos?
  • Caso seja uma continuação de proposta anterior, a justificativa está adequada?
  • As amostras a serem estudadas estão claramente descritas e caracterizadas?
  • Existem estudos preliminares que justifiquem as medidas com luz síncrotron?
  • Os resultados esperados utilizando luz síncrotron parecem ter relevância científica ou técnica? A técnica é adequada?

Qualidade da equipe:

  • A equipe é dinâmica em termos de publicações? A consulta ao CV Lattes do pesquisador principal é recomendada.
  • A equipe está bem formada para a execução da proposta? Existem participantes suficientes para que o tempo de feixe seja utilizado de maneira eficaz? A equipe tem participantes com experiência na técnica? Tipicamente, para experimentos de dois ou três dias, a equipe deve ser formada por ao menos dois ou três membros. Um experimento de luz síncrotron é raramente um experimento solitário.

Produção de relatórios e publicações*:

  • Foram produzidos relatórios sobre experimentos precedentes? Os relatórios, quando submetidos ao SAU Online, são agregados automaticamente ao final do PDF da proposta.
  • As publicações anteriores relacionadas a experimentos com luz síncrotron são de boa qualidade? Quando disponível, esta lista também será agregada à proposta.

* quando não houver proposta anterior, desconsiderar esse item.

PROCEDIMENTO PÓS-APROVAÇÃO

Após a aprovação da proposta de pesquisa, o usuário receberá instruções sobre os passos seguintes que devem ser cumpridos antes do início dos trabalhos nas instalações do LNLS. Através do portal SAU Online, o usuário deve:

  1. Requisitar Auxílio financeiro, se aplicável;
  2. Requisitar a reserva no Alojamento, se aplicável;
  3. Realizar Treinamento de Segurança obrigatório;
  4. Requisitar crachá obrigatório:

Importante: Para cumprir o cronograma necessário para a autorização de trabalho, o Serviço de Apoio ao Usuário precisa receber o pedido de crachá em até dez dias antes do experimento.

Importante: Para saber se tem direito a requisitar Auxílio Financeiro, consulte o regulamento. 

Apenas após cumprir os passos acima, o usuário poderá utilizar as instalações do LNLS durante o tempo alocado.

PROCEDIMENTO PÓS-REALIZAÇÃO

Após a realização do projeto de pesquisa, recomenda-se fortemente que o Usuário preencha o Formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviços (Feedback on Infrastructure and Services) e o Relatório Experimental (Experimental Report), ambos disponíveis pelo portal SAU Online.

Importante: o usuário deve declarar a utilização das instalações do LNLS em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitados.

Texto de apoio para declaração/agradecimento:

This research used resources of the Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS), an open national facility operated by the Brazilian Centre for Research in Energy and Materials (CNPEM) for the MCTIC. The _ _ _ beamline staff is acknowledged for the assistance during the experiments.

Ou:

Esta pesquisa utilizou recursos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), uma instalação nacional aberta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) operada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Agradecemos a equipe da Linha de Luz _ _ _ pela assistência durante os experimentos.