Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Programa Institucional de Visitas

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) participa do Programa Institucional de Visitas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O programa tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e promover a divulgação científica e tecnológica. O programa é dirigido a estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior (graduação e pós-graduação), professores de institutos de ensino e/ou pesquisa e representantes de empresas.

O roteiro de visitas pode contemplar um ou mais laboratórios do campus. Além do LNLS, é possível visitar o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Na visita são apresentadas as instalações dos Laboratórios e processos de investigação científica.

Para solicitar uma visita, preencha o formulário disponível no website do CNPEM e aguarde o contato da Assessoria de Comunicação do CNPEM.

Em caso de dúvidas, fale com a Assessoria de Comunicação do CNPEM:  comunica@cnpem.br

Visitas técnicas de empresas e outras instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação devem ser tratadas diretamente com a Assessoria de Comunicação do CNPEM.

Perguntas Frequentes


1. Quando ocorrem as visitas?

As visitas são realizadas sempre às quartas-feiras, em dois períodos: pela manhã (a partir das 9 horas) e à tarde (a partir das 14 horas). As datas e o período devem ser indicados no formulário e serão aceitos mediante confirmação.

2. Qual a duração da visita?

Cada visita dura em média 1h30.

3. Quantas pessoas são necessárias para formar um grupo? E qual o limite máximo de participantes?

O ideal são grupos de 15 a 20 pessoas, com limite máximo de 40 pessoas por grupo; alguns locais de visitação permitem número máximo de 30 pessoas.

4. Não consigo formar um grupo com mais de 10 pessoas ou tenho preferência em ir sozinho. Como proceder?

Nos casos de grupos muito pequenos (menos de 10 pessoas), tentaremos o encaixe dos interessados em outros grupos pré-agendados que não atingiram o limite máximo de pessoas. Alertamos que este encaixe dependerá da agenda pré-estabelecida e deverá ser verificado caso a caso.

5. Depois de agendar uma data, o que preciso fazer?

Toda visita ao CNPEM, em especial as formadas por estudantes, deverão ser acompanhadas por um responsável. Este não precisa ser necessariamente o solicitante da visita. É dever do solicitante – após o agendamento – encaminhar ao departamento de Comunicação as seguintes informações:

  • Nome completo dos visitantes e do responsável;
  • Número do documento de identidade dos visitantes e do responsável;
  • Contato telefônico do responsável.

As informações acima devem ser repassadas com antecedência. Mantenha sempre contato com o representante da Comunicação do CNPEM para alinhar os detalhes da visita.

6. Há alguma recomendação para o dia da visita?

Recomenda-se a todos o uso de calças compridas e de sapatos fechados e confortáveis.

7. Como devo proceder para agendar uma visita?

Preencha o formulário disponível no website do CNPEM e aguarde o contato da Assessoria de Comunicação do CNPEM.