Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Programas para Estudantes

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) participa dos Programas para Estudantes mantidos pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Esses programas são destinados a estudantes com bom rendimento acadêmico, com o objetivo de capacitar recursos humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação. Os procedimentos para inscrição de candidatos estão disponíveis nas páginas dos Programas.

BOLSAS DE VERÃO


O Programa Bolsas de Verão é destinado a estudantes universitários de países da América Latina e Caribe, que já tenham completado pelo menos quatro semestres do curso. A chamada para inscrição de candidatos começa em julho. O programa é realizado durante janeiro e fevereiro e, nesse período, os estudantes selecionados desenvolvem um projeto de pesquisa. Em média, são 15 vagas por chamada.

PROGRAMA UNIFICADO DE ESTÁGIOS (PUE)


No PUE podem participar estudantes de ensino técnico e de graduação. A chamada para inscrições ocorre uma vez ao ano. Em média, são 50 vagas por chamada.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)


O PIBIC é realizado mediante concessão de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada para inscrições ocorre uma vez ao ano. Em média, são 20 vagas por chamada.