Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

REGRAS E DICAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

VOLTAR

Uma vez registrado no portal SAU Online, o usuário deve clicar em “Submit a new Proposal” e seguir as instruções indicadas. Além do preenchimento online de um formulário geral, o usuário deve preencher três outros formulários:

 

  • Formulário de Proposta de Pesquisa (Research Proposal Form), preenchido a partir de um modelo e anexado como PDF.
  • Formulário de Instrumentação (Instrumentation Form), preenchido a partir de um modelo específico para cada linha de luz e anexado como PDF.
  • Formulário de Amostra e Segurança, preenchido online.

 

Para que o processo de análise de propostas ocorra de maneira mais uniforme, todas as propostas devem seguir o modelo fornecido. Propostas que não sigam este modelo não serão consideradas no processo de avaliação.

 

Importante: Todas as propostas devem ser escritas obrigatoriamente em inglês.

 

Importante: Estudantes (de Doutorado, Mestrado) podem ser incluídos nas propostas de pesquisa. Se a proposta for submetida por um doutorando, necessariamente deverá conter um cientista sênior, preferencialmente  seu supervisor ou um professor -como membro da equipe. Não é permitido que  Doutorandos submetam propostas de pesquisa sem um cientista sênior.

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PESQUISA

O Formulário de Proposta de Pesquisa é o documento principal que descreve a proposta (objetivos e experimentos). Disponível para download no portal SAU Online.

DICAS

  • Sempre utilize o modelo mais recente;

  • Siga as instruções de formato, conteúdo e limite de tamanho do modelo (duas páginas, papel A4, fonte 10 como tamanho mínimo);

  • Use figuras com frequência. Elas são sempre úteis para ilustrar processos, dados anteriores que definam ou suportem um problema etc. Figuras devem ser incluídas no arquivo.

ITENS OBRIGATÓRIOS

Esta é continuação de uma proposta anterior?Se este trabalho é a continuação de trabalho feito sob uma proposta anterior, forneça o número da proposta e indique as modificações feitas entre elas.
Motivação CientíficaForneça as motivações científicas gerais e específicas. Informe de forma clara o objetivo do experimento proposto junto da motivação da proposta presente.
Resultados EsperadosDescreva os resultados esperados, sua relevância técnica ou científica, e como eles se relacionam com trabalhos existentes.
Caracterização AnteriorInforme resultados de trabalho preliminar executado com radiação síncrotron ou outro método. Caso não haja caracterização anterior, justifique.
Método ExperimentalEsta sessão deve detalhar o tipo de medida a ser realizada, a técnica de luz síncrotron a ser utilizada, incluindo a configuração experimental e o ambiente da amostra. Se alguma instrumentação específica será usada, ela também precisa ser especificada nesta seção. Questões sobre a viabilidade (técnica ou de segurança) dos experimentos devem ser resolvidas com a equipe do LNLS antes da submissão das propostas. Em particular, é preciso mencionar as condições de ambiente da amostra (faixa de temperatura, pressão de vácuo, campo magnético ou outro parâmetro importante do experimento) e o número de amostras a serem medidas. Questões de segurança das amostras são preenchidas independentemente no formulário de amostra e segurança.
Justificativa do tempo de feixe requeridoBaseado no número de amostras e na estratégia do experimento, justifique o tempo de feixe necessário.

FORMULÁRIO DE INSTRUMENTAÇÃO

Para algumas linhas de luz, pede-se que o proponente preencha um formulário de instrumentação específico. O Formulário de Instrumentação é o documento que descreve a instrumentação que será utilizada no experimento e alguns detalhes experimentais. Este formulário ajudará a equipe do LNLS a planejar e agendar os experimentos nas linhas de luz. Disponível para download no portal SAU Online após a seleção da Linha de Luz desejada.

DICAS

  • Liste os equipamentos necessários;

  • Descreva o ambiente de amostra necessário para a execução do experimento;

  • Verifique a viabilidade do experimento proposto;

  • Em caso de dúvidas, contate o coordenador da linha de luz.

FORMULÁRIO DE AMOSTRA E SEGURANÇA

O Formulário de Amostra e Segurança é o documento que descreve as amostras e preocupações de armazenamento e segurança relacionadas. Preenchido online no portal SAU online.

 

Importante: Usuários Internacionais que queiram trazer amostras ou enviá-las separadamente para o LNLS devem contatar o Serviço de Apoio ao Usuário por e-mail (sau@cnpem.br) ao menos dois meses antes da viagem/envio a fim de verificar o procedimento adequado.

DICAS

  • Forneça detalhes sobre fórmulas químicas, apresentação da amostra, arquivos MSDS etc.;

  • Descreva todas as amostras, inclusive amostras de referência;

  • Descreva explicitamente qualquer preocupação de segurança associada com as amostras;

  • Em caso de dúvidas, contate o coordenador da linha de luz ou coordenador de segurança.