Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Notícias

Doutorando do IQSC-USP e LNLS recebe Prêmio Arikerne Sucupira

VOLTAR

Prêmio incentiva pesquisa em química verde


Prêmio incentiva pesquisa em química verde

Glauco Ferro Leal, estudante de doutorado que realiza suas pesquisas no LNLS sob a supervisão da Dr. Cristiane B. Rodella e do Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo, recebeu o Prêmio Professor Arikerne Sucupira no V Encontro da Escola Brasileira de Química Verde dado pelo Comitê Gestor do prêmio ao melhor trabalho apresentado em formato de pôster por um aluno de pós-graduação durante o encontro.

O trabalho premiado trata da investigação do uso da catálise heterogênea para a obtenção de etileno glicol a partir da biomassa mais abundante na Terra: a celulose. O etileno glicol é amplamente usado na indústria química para a produção de fibras sintéticas e garrafas PET, sendo normalmente obtido a partir do petróleo. Neste estudo, explorou-se com sucesso o uso de catalisadores de baixo custo, à base de carbeto de tungstênio e promovidos com paládio, em reações de hidrogenólise da celulose, tendo como produto o etileno glicol. A pesquisa foi apresentada com o título: Valorização da biomassa através da catálise heterogênea: produção de etileno glicol via hidrogenólise de celulose usando catalisador Pd-WxC/C.

O V Encontro da Escola Brasileira de Química Verde foi promovido pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e pela Escola de Quimica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro de 2015 no campus do CNPEM.

Glauco Ferro Leal

Glauco Ferro Leal é estudante de doutorado do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), com orientação do Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo. No LNLS, o projeto de pesquisa é desenvolvido sob orientação da Dra. Cristiane Barbieri Rodella, que também o co-orientou durante o mestrado. Seu projeto de pesquisa de doutorado conta com colaboração do CTBE e trata do desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para produção, a partir de fontes renováveis, de produtos químicos tradicionalmente obtidos do petróleo.

Prêmio Arikerne Sucupira

O Prêmio Arikerne Sucupira tem como objetivo incentivar alunos a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e inovação em Química Verde, área da química que busca o desenvolvimento de produtos e processos químicos que reduzam ou eliminem a geração de substâncias prejudiciais à saúde e ao meio-ambiente.

2015-10-23_fig1