Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

EVENTOS

VOLTAR
22 a 24 de Novembro de 2017

27ª Reunião Anual de Usuários

As inscrições estão abertas para a 27ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do LNLS, que acontecerá de 22 a 24 de novembro de 2017, no campus do CNPEM em Campinas, SP.

Os interessados em participar devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site até o dia 10 de Junho (aos que desejam solicitar auxílio financeiro) ou 21 de Agosto (a todos os demais).

Reunião Anual dos Usuários é um evento organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e que reúne os pesquisadores que utilizam a infraestrutura do LNLS para a realização de suas pesquisas, com o intuito de avaliar resultados científicos e debater questões relevantes para o desenvolvimento contínuo da instituição.


SAIBA MAIS

EVENTOS EXTERNOS

26 de Nov. a 1º de Dez. de 2017

2017 MRS Fall Meeting and Exhibit    

8 a 13 de Outubro de 2017

ICALEPCS 2017    

25 a 28 de Setembro de 2017

9th WIRMS – International Workshop on Infrared Microscopy and Spectroscopy...    

17 a 21 de Setembro de 2017

19º Congresso Brasileiro de Catálise e XI Congresso Mercosul de Catálise    

10 a 14 de Setembro de 2017

XVI Encontro da SBPMat    

27 de Ago. a 1º de Set. de 2017

24th Congress & General Assembly of the International Union of Crystallogra...    

19 a 23 de Agosto de 2017

26th International Conference on High Pressure Science and Technology & VII...    

6 a 10 de Agosto de 2017

SPIE Optics + Photonics for Sustainable Energy    

EVENTOS PASSADOS

10 a 21 de Julho de 2017

1ª Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações

+
 

Entre 10 e 21 de julho de 2017 o LNLS irá realizar a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações. Planejada como um evento regular, a ser realizado anualmente, a iniciativa tem como objetivo formar a comunidade de jovens pesquisadores brasileiros nessa área. A escola pretende introduzir os conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron, além de apresentar algumas técnicas e tecnologias específicas. A escola terá duração de duas semanas: na primeira serão apresentados os tópicos comuns, e na segunda semana, os tópicos específicos e tutoriais.

Público: Estudantes do último ano da graduação, de mestrado e doutorado. Pós-doutorandos, pesquisadores/professores de qualquer área também serão bem vindos.

Créditos: Estamos considerando a interação com cursos de pós-graduação para a atribuição e validação de créditos para os estudantes nas suas instituições.

Conteúdo preliminar: Tópicos comuns incluem: Introdução geral sobre o estudo de materiais em laboratórios síncrotron; O que é o LNLS, como funciona, e como escrever uma boa proposta de pesquisa; Produção da luz síncrotron; Interação da radiação com a matéria; Aplicações de ferramentas matemáticas; Fundamentos de coerência; Ótica de raios X e instrumentação de linhas de luz; Detectores; Introdução a técnicas de espalhamento e difração de raios X; Introdução a técnicas de espectroscopia (raios X moles e duros); Introdução a técnicas de imagem.

Tópicos específicos totalizarão 15 horas-aula em diversas áreas relacionadas. Tutoriais de experimentos e análises de dados serão realizados nas tardes da segunda semana, com grupos pequenos de participantes.


SAIBA MAIS
16 a 17 de Novembro de 2016

Workshop ENVIRO 2016

+
 

O ENVIRO 2016 será composto por oficinas que cobrirão temais atuais sobre assuntos emergentes em ciências agri-ambientais, em que o uso de técnicas baseadas em luz síncrotron tenha sido relevante. O evento ocorrerá em dois dias e destina-se a um público multidisciplinar, interessado em Ciências da rizosfera e biofortificação de cultivos alimentares básicos (no primeiro dia); e Química do ar e da água, no segundo dia.


SAIBA MAIS
25 a 28 de Outubro de 2016

PCaPAC 2016 – 11th International Workshop on Personal Compute...

+
 

O PCaPAC (Controles de Acelerador de Partículas e Computadores Pessoais) 2016 será realizado pelo LNLS de 25 a 28 de outubro de 2016, em Campinas, Brasil. O PCaPAC tradicionalmente foca em sistemas de baixo custo usando tecnologia de PC para sistemas de aquisição de informações e controle, e tecnologias emergentes. Tópicos incluem: Control systems, User interfaces and Data Displays, Cyber security, Hardware technologies, Modern Data Acquisition, Management of Software projects, Databases.


SAIBA MAIS
22 a 23 de Agosto de 2016

5ª Escola de Métodos em Espectroscopia de Raios X

+
 

A 5ª Escola de Métodos em Espectroscopia de Raios X acontecerá no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas, São Paulo, entre 22 e 23 de Agosto de 2016 como evento satélite da Reunião Anual de Usuários (RAU) do LNLS. A Escola será focada nos fundamentos, análise de dados e aplicações de métodos de espectroscopia de raios X. Neste ano, o evento será mais focado em raios X moles.


SAIBA MAIS
24 a 25 de Agosto de 2016

26ª RAU – Reunião Anual de Usuários

+
 

A 26ª Reunião Anual de Usuários (RAU), a ser realizada pelo LNLS, nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, é o mais importante encontro da comunidade de pesquisa com luz síncrotron do país. O evento tem como objetivo fomentar o debate científico, promover a troca de experiências e consolidar a comunidade de pesquisadores do LNLS.


SAIBA MAIS
5 a 6 de Maio de 2016

Cateretê Workshop

+
 

O Workshop Cateretê: “1st User Workshop on Coherent X-ray Imaging and Small Angle X-ray Scattering” será realizado entre os dias 5 e 6 de maio de 2015 pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e terá como tema o imageamento por raios X coerentes. O objetivo deste workshop é apresentar e discutir a ciência que poderia ser conduzida na linha de luz de imagem por difração coerente Cateretê, que será uma das primeiras estações experimentais a entrar em operação em 2019 no Sirius, o sincrotron de 4ª geração atualmente em construção.

Este workshop contará com apresentações de especialistas internacionais em imageamento por raios X coerente e técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos, e também de pesquisadores no Brasil que empregam feixes nanométricos de raios X em suas pesquisas. Será discutido o desenho atual da linha de luz Cateretê, as oportunidades de imageamento e as necessidades da comunidade, a fim de orientar o projeto em curso em direção a uma estação experimental poderosa, flexível e orientada para o usuário.


SAIBA MAIS
2 a 6 de Maio de 2016

5th School of SAXS Data Analysis

+
 

A 5ª Escola de Espalhamento de Raios-X a Baixos Ângulos (SAXS) será realizada de 2 a 6 de maio de 2016, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e destina-se a alunos de pós-graduação e cientistas em início de carreira, que desejam aprender sobre Espalhamento de Raios-X a Baixos Ângulos. A escola tem como principal objetivo oferecer uma oportunidade para jovens cientistas, cuja pesquisa esteja relacionada a áreas da Biologia, Física, Ciências dos Materiais e Química. O curso oferecerá uma visão geral da teoria SAXS, pacotes computacionais para redução de dados e ferramentas de análise, bem como técnicas de modelagem. O curso prevê a realização de treinamentos nas linhas de SAXS do LNLS, utilizando-se os dados experimentais obtidos em tutoriais práticos.


SAIBA MAIS
21 a 24 de Março de 2016

Short Course on X-ray Nanoprobe and Coherence at Synchotron Light S...

+
 

O curso “Short Course on X-ray Nanoprobe and Coherence at Synchrotron Light Sources” (Nanoprobe and Coherence) será realizado de 21 a 24 de março de 2016 pelo LNLS. O minicurso oferecerá seis horas de palestras em técnicas de ótica, nano-focalização e coerência de raios x, cobrindo o domínio de raios-x moles e duros. O evento destina-se a estudantes de doutorado e pós-doutorado, engenheiros e cientistas interessados na área de produção e uso de nanofoco e de propriedades de coerência em raios x.


SAIBA MAIS
6 de Novembro de 2015

Mesa Redonda Parcerias Sirius

+
 

Com o lançamento, em 27 de agosto de 2015, da segunda chamada pública FAPESP/FINEP para apoio ao desenvolvimento das demandas tecnológicas do projeto Sirius, o LNLS organizará a Mesa Redonda Parcerias Sirius, a ser realizada no auditório do Prédio do Anel, no campus do CNPEM.

No evento, com um dia de duração, serão apresentadas as demandas tecnológicas cunhadas como desafios e o que se espera dos desenvolvimentos nas empresas. Com momento para tirar dúvidas técnicas e para conhecer a estrutura física do LNLS, o evento ocorrerá no dia 6 de novembro de 2015, sexta-feira, das 08:30 às 16:30.


SAIBA MAIS
28 a 30 de Outubro de 2015

SAXS Workbench – 3rd training school for SAXS beginners

+
 

De 28 a 30 de outubro de 2015 o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, São Paulo, receberá a terceira edição do SAXS Workbench - training school for SAXS beginners. Trata-se de um treinamento prático para iniciantes na técnica de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, da sigla em inglês Small-angle X-ray Scattering). Os participantes do curso aprenderão a elaborar propostas de pesquisa e a preparar seus primeiros experimentos por SAXS na fonte de luz síncrotron do LNLS.


SAIBA MAIS
16 a 17 de Setembro de 2015

25ª RAU – Reunião Anual de Usuários

+
 

A 25ª Reunião Anual de Usuários (RAU), a ser realizada pelo LNLS, entre os dias 16 e 17 de setembro de 2015, é o mais importante encontro da comunidade de pesquisa com luz síncrotron do país. O evento tem como objetivo fomentar o debate científico, promover a troca de experiências e consolidar a comunidade de pesquisadores do LNLS.


SAIBA MAIS
14 a 15 de Setembro de 2015

School of XAS – 4th School on X-Ray Spectroscopy Methods

+
 

A 4th School on X-Ray Spectrocopy Methods será realizado nos dias 14 e 15 de setembro no CNPEM, em Campinas, São Paulo. Promovido pelo LNLS, essa edição ocorrerá antes da Reunião Anual de Usuários (RAU), como evento satélite. A 4ª Escola de XAS tem como enfoque os fundamentos de métodos de espectroscopia de raios-X e análise de dados e suas aplicações. O primeiro dia será composto por palestras introdutórias sobre aspectos teóricos e experimentais de espectroscopia de raios-X duros e o segundo dia por palestras avançadas e tutoriais em análise de dados e exemplos de aplicações em diferentes áreas.


SAIBA MAIS
2 de Setembro de 2015

SRCD 2015 – Synchrotron radiation circular dichroism applied ...

+
 

O workshop vai explorar a técnica de espectroscopia por dicroísmo circular com radiação síncrotron (synchrotron radiation circular dichroism, SRCD) e discutir a sua possível inclusão como uma nova técnica em desenvolvimento no LNLS. As palestras irão incluir exemplos que mostram os ganhos proporcionados pelo uso da luz síncrotron para estudos de dicroísmo circular em biologia estrutural, biofísica, química e ciências dos materiais.


SAIBA MAIS
12 a 15 de Setembro de 2015

2015 IUCr High-Pressure Workshop

+
 

O 2015 IUCr High-Pressure Workshop, que acontecerá entre 12 e 15 de setembro de 2015 no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), tem como foco principal os recentes avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões. As apresentações cobrirão diversos temas relativos a cristalografia de alta pressão, como estruturas cristalinas, transições de fase e sua cinética, síntese de novos materiais, ciências planetárias e da terra, materiais macios e biológicos, propriedades físicas e químicas, teoria e computação, bem como o desenvolvimento de técnicas para estudos sob altas pressões em laboratórios de universidades, síncrotrons e nêutrons.


SAIBA MAIS
13 a 24 de Junho de 2015

SyncLight 2015 – São Paulo School of Advanced Sciences (ESPC...

+
 

A São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation – SyncLight 2015 – é um evento organizado pelo LNLS, junto com a American Physical Society (APS) e financiado pela FAPESP, que ocorrerá entre os dias 13 e 24 de julho no CNPEM, em Campinas, São Paulo. O curso, realizado para estudantes recém-graduados e jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado do Brasil e do exterior, apresentará os principais avanços tecnológicos ocorridos na área de luz síncrotron, através de seminários e tutoriais ministrados por especialistas de diversos países e por pesquisadores do LNLS, sobre as novas possibilidades experimentais surgidas nos últimos anos com a evolução das fontes de luz síncrotron, como, por exemplo, as técnicas que envolvem feixes de raios-X com alto brilho e coerência.


SAIBA MAIS