Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

GOVERNO E AGÊNCIAS DE FOMENTO

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma Organização Social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

O LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. Com instalações abertas que permitem a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica, o Laboratório beneficia anualmente cerca de 1200 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O Laboratório também desenvolve parcerias com a indústria nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de energia, produtos químicos, farmacêuticos e outros.

 

O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz síncrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País, planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de geração de luz síncrotron.