Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

O LNLS

VOLTAR

LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. Com instalações abertas, o LNLS oferece uma infraestrutura extremamente sofisticada para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros.

HISTÓRIA DO LNLS

A primeira fonte de luz síncrotron brasileira e do hemisfério sul começa a ser projetada em 1987 e é inaugurada 10 anos depois, em 1997. Saiba mais sobre a história do LNLS abaixo:

DIVISÃO CIENTÍFICA

A Divisão Científica tem como missão dupla fornecer aos usuários uma infraestrutura de pesquisa com a melhor performance possível e desenvolver a pesquisa científica interna explorando os limites dos instrumentos disponíveis. A divisão ainda gerencia as linhas de luz da atual fonte de luz síncrotron UVX e promove novas áreas e técnicas científicas através do desenvolvimento das linhas de luz da nova fonte de luz síncrotron Sirius.

DIVISÃO DE ENGENHARIA

A Divisão de Engenharia é responsável pela coordenação dos grupos do LNLS nas atividades relacionadas à construção dos aceleradores da nova fonte de luz síncrotron Sirius, incluído obras civis, de infraestrutura e componentes de máquina, com especificações definidas em conjunto com a Divisão Científica.

DIVISÃO DE ACELERADORES

A Divisão de Aceleradores é responsável pela operação da atual fonte de luz sincrotron UVX. Os grupos da Divisão são também responsáveis por estabelecer as especificações de projeto dos componentes dos aceleradores da nova fonte de luz síncrotron Sirius, e pelos sistemas de diagnóstico, aceleração e injeção da nova fonte.

SAIBA MAIS

A Fonte de Luz Síncrotron é uma máquina de grande porte, projetada para produzir luz síncrotron, com a função de desvendar a estrutura dos materiais para compreender suas propriedades fundamentais. Saiba mais sobre fontes de luz síncrotron: