Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Aplicações em fármacos e cosméticos

VOLTAR

Na área da saúde, pesquisas feitas com síncrotron são fundamentais para identificação das estruturas de proteínas e unidades intracelulares complexas, etapa importante no desenvolvimento de novos medicamentos. As técnicas de imagens com resolução espacial nanométrica também têm trazido enormes contribuições na análise de órgãos e tecidos. Outra aplicação é o desenvolvimento de nanopartículas para o diagnóstico de câncer e combate a vírus e bactérias – inclusive aquelas que oferecem resistência a antibióticos.

FÁRMACOS


A determinação da estrutura tridimensional de proteínas, isto é, as posições de cada um dos seus átomos e suas interações, permite o desenvolvimento de novas tecnologias para descoberta de fármacos. Uma vez que uma proteína é identificada como o alvo terapêutico, o estudo estrutural com um síncrotron pode mostrar como o fármaco se liga a essa molécula, guiar modificações para melhorar essa ligação do fármaco, ou mesmo sugerir que modificações na estrutura molecular do fármaco, possam ser feitas sem afetar suas capacidades de ligação na proteína.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM


Embora tipicamente os síncrotrons não sejam usados para diagnóstico médico convencional, suas características muito superiores às fontes convencionais permitem medidas com maior resolução e contraste, em tempos muito menores. Na tomografia convencional por raios X, por exemplo, o alto brilho das fontes de luz síncrotron permite minimizar tempos de exposição em várias ordens de magnitude, assim como medidas in vivo.

COSMÉTICOS


Diversas técnicas de análise disponíveis em fontes de luz síncrotron podem beneficiar a cosmética, seja para o desenvolvimento de novos produtos ou para a avaliação da segurança e dos efeitos de produtos na pele, cabelos e unhas, sendo possível analisar seu comportamento físico e químico após aplicações.