Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) com outros três laboratórios nacionais: o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE), que investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

O CNPEM é uma organização social qualificada e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sob Contrato de Gestão.

Para mais informações sobre o CNPEM consulte o site.

-->

DIREÇÃO


A Direção é um grupo multidisciplinar formado pelo Diretor do LNLS, Antônio José Roque da Silva, e sua assessoria, assim como pelas equipes de Gestão de Inovação e de Assessoria de Comunicação.

Antonio Jose Roque Da Silva | Diretor
Priscila Cassiano Alves | Assessor de Direção
Graziela Pereira Esteves | Auxiliar Administrativo


A equipe de Gestão de Inovação é responsável pelo gerenciamento das atividades de inovação e propriedade intelectual em projetos estratégicos de P&D oriundos de pesquisas internas do LNLS ou de demandas trazidas pela indústria. É responsável também por coordenar a transferência de tecnologias, licenciamento e contratos de P&D com empresas parceiras e agências de fomento.

Jose Antonio Calzavara Lemos | Coordenador de inovação


A equipe de Assessoria de Comunicação é responsável pela divulgação das atividades do Laboratório e do andamento do projeto Sirius. Estão entre as atribuições o atendimento e envio de material à imprensa, elaboração de textos sobre as pesquisas realizadas, confecção de vídeos e criação de websites. A equipe dá suporte, ainda, à organização de congressos, escolas e workshops, realizando a divulgação pré e pós evento. Para mais informações, consulte a Sala de Imprensa.

Luciana Noronha Cintra De Oliveira | Analista de Comunicação
Renan Picoreti | Analista de Comunicação


GESTÃO E ARTICULAÇÃO


O grupo de Gestão e Articulação é responsável principalmente por suprir as necessidades administrativas, jurídicas e de recursos humanos específicas do projeto da nova fonte de luz síncrotron Sirius. O grupo tem como líder:

Cleonice Ywamoto | Gerente de Projetos


A equipe financeira é responsável pela gestão orçamentária do projeto Sirius; pelos processos de compra nacional e internacional; e pelos acompanhamentos financeiro, fiscal e trabalhista do projeto.

Amanda Caveagna Presotto | Comprador Internacional
Gabriela Ribeiro Radomile | Comprador Nacional
Eliel Pedroso Rita | Analista Fiscal
Priscila Moya | Analista Financeiro


A equipe de gestão de projetos tem como função garantir o ciclo de vida dos projetos – criação, condução e finalização – tanto de melhoria da atual fonte de luz síncrotron UVX quanto de desenvolvimento da nova fonte de luz síncrotron Sirius.

Roberta Paschoal Gomes Marino | Gerente de Projetos

Marcelo Moreira Xavier | Coordenador de Projetos

Rodrigo Spinosa | Coordenador de Projetos


A equipe jurídica tem como função prestar assessoria jurídica aos processos de compras, acordos de cooperação e propriedade intelectual, obtenção de licenças e assinatura de contratos.

Renata De Vasconcellos Aquino | Advogada


A equipe de Recursos Humanos é responsável, entre outras funções, pelos processos de recrutamento, seleção, contratação e desligamento de funcionários e bolsistas.

Ana Elisa Teixeira Turczyn | Analista de Recursos Humanos

DIVISÕES E LÍDERES


As equipes técnica e científica do LNLS estão agrupadas nas Divisões Científica, de Engenharia e de Aceleradores.

A Divisão Científica tem como missão dupla fornecer aos usuários uma infraestrutura de pesquisa com a melhor performance possível e desenvolver a pesquisa científica interna explorando os limites dos instrumentos disponíveis. A divisão ainda gerencia as linhas de luz da atual fonte de luz síncrotron UVX e promove novas áreas e técnicas científicas através do desenvolvimento das linhas de luz da nova fonte de luz síncrotron Sirius.

Harry Westfahl Junior | Líder da Divisão Científica


A Divisão de Engenharia é responsável pela coordenação dos grupos do LNLS nas atividades relacionadas à construção dos aceleradores da nova fonte de luz síncrotron Sirius, incluído obras civis, de infraestrutura e componentes de máquina, com especificações definidas em conjunto com a Divisão Científica.

Antonio Ricardo Droher Rodrigues | Líder da Divisão de Engenharia

Regis Terenzi Neuenschwander | Líder da Divisão de Engenharia


A Divisão de Aceleradores é responsável pela operação da atual fonte de luz sincrotron UVX. Os grupos da Divisão são também responsáveis por estabelecer as especificações de projeto dos componentes dos aceleradores da nova fonte de luz síncrotron Sirius, e pelos sistemas de diagnóstico, aceleração e injeção da nova fonte.

Ruy Hanazaki do Amaral Farias | Líder da Divisão de Aceleradores