Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

PERSPECTIVAS EM ENERGIA E MATERIAIS

VOLTAR

No campo da energia, o Sirius poderá contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento de materiais inteligentes, novos catalisadores e tecnologias de exploração de petróleo e gás natural.

 

As técnicas disponíveis na nova fonte de luz facilitarão a compreensão das propriedades mecânicas e de transporte de materiais heterogêneos, como aqueles que normalmente abrigam o óleo e o gás natural. Permitirá também estudos em diversas condições de temperatura e pressão, úteis para o avanço de técnicas de exploração em águas profundas.

 

Sirius irá oferecer um conjunto de ferramentas que permitirá enxergar, em detalhe, as interações entre partículas elementares, como fótons e elétrons, as ligações químicas e suas escalas de comprimento. A combinação dessas ferramentas é essencial para o desenvolvimento de novos materiais, de catalisadores mais eficientes e seletivos ao produto químico de interesse e de novas formas de armazenar eletricidade, além de sistemas para células solares, células combustível e baterias.