O projeto contempla estudos avançados de espectroscopias ópticas e de raios X para dominar os processos de transferência de carga em materiais luminescentes
O bolsista de pós-doutorado se juntará à cooperação científica envolvendo o Instituto de Química da USP, o LNLS-CNPEM (Sirius) e a Universidade de Ghent, na Bélgica. O projeto bilateral visa identificar a natureza química e estrutural dos defeitos em materiais com luminescência persistente, desenvolvendo metodologia baseada em técnica de absorção de raios X rápida combinada por irradiação luminosa.
Nº: 5187
Área de conhecimento: Química
Nº do processo FAPESP: 2021/05603-1
Título do projeto: Estudos avançados de espectroscopias ópticas e de raios X para dominar os processos de transferência de carga em materiais luminescentes
Área de atuação: Química / Física
Quantidade de vagas: 1
Início: 01/09/2022
Pesquisador responsável: Lucas Carvalho Veloso Rodrigues
Unidade/Instituição: Instituto de Química – Universidade de São Paulo
Data limite para inscrições: 11/07/2022
Publicado em: 08/06/2022
Localização: Av. Prof. Lineu Prestes, 748, São Paulo
E-mail para inscrições: lucascvr@iq.usp.br
O candidato selecionado terá como atribuições dentro do escopo do projeto:
– Sintetizar vitrocerâmicas com a adição de atenuadores de raios X;
– Estudar o efeito de raios X de alto fluxo na estabilidade através de medidas de raios X de resolução em nanoescala;
– Projetar e realizar experimentos de absorção de raios X resolvidos no tempo com irradiação luminosa in situ;
– Modelar e interpretar os dados EXAFS resolvidos no tempo;
Espera-se que o candidato tenha experiência em pelo menos um dos seguintes tópicos: i) processos luminescentes no estado sólido; ii) análises envolvendo radiação Síncrotron (XANES e EXAFS); e iii) síntese de vidros e/ou Vitrocerâmicas e Instrumentação Científica de caracterização desses materiais.
Interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto, Lucas Rodrigues (lucascvr@iq.usp.br), contendo: carta de interesse (de 1 a 2 páginas), Curriculum Lattes e uma carta de recomendação de pesquisador sênior na área.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (R$ 8.479,20 mensais) e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.