Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. É planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.

A nova fonte de luz síncrotron Sirius não será apenas capaz de melhorar quantitativamente os experimentos que já são feitos na atual Fonte de Luz Síncrotron UVX, com a redução no tempo de aquisição de dados, com o aumento da precisão dos resultados das medidas e com o aumento no número de amostras que podem ser analisadas num mesmo espaço de tempo.

Sirius possibilitará, principalmente, uma mudança qualitativa para as pesquisas dos usuários. A nova fonte permitirá a realização de experimentos hoje impossíveis no País, aumentando significativamente suas competências em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde, defesa e vários outros.

PROJETO SIRIUS

Saiba mais sobre a Nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius e sobre a História do Projeto.

MÁQUINA

Saiba mais sobre o Acelerador de Elétrons que é o coração da Nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius.

LINHAS DE LUZ

Saiba mais sobre os projetos das Linhas de Luz da Nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius e sobre as novas perspectivas em pesquisa possibilitadas por elas.

OBRAS CIVIS

Saiba mais sobre o prédio que abrigará a Nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius, uma das obras de construção civil mais complexas já feitas do Brasil.

INICIAR

LINHA DE LUZ QUATI

A Linha de Luz Quati será uma estação experimental dedicada a experimentos de espectroscopia de absorção de raios X de alta qualidade, nos modos de XANES e EXAFS.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ MANACÁ

A Linha de Luz Manacá será uma estação experimental de cristalografia de macromoléculas otimizada para foco sub-micrométrico.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IMBUIA

A Linha de Luz Imbúia será uma estação experimental dedicada à experimentos de micro e nano-espectroscopia de infravermelho (FTIR) na faixa de IR médio.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SAPUCAIA

A Linha de Luz Sapucaia será uma estação experimental dedicada ao espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS) em solução.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ CATERERÊ

A Linha de Luz Cateretê será uma estação experimental otimizada para realizar imagem por difração coerente de raios X (CDI) e espectroscopia de correlação de fótons por raios X (XPCS).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ MOGNO

A Linha de Luz Mogno será uma estação experimental dedicada à tomografia de raios x de materiais variados, de forma rápida, não invasiva, quantitativa e de alta resolução.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ INGÁ

A Linha de Luz Ingá será uma estação experimental que explorará a caracterização de materiais por espalhamento inelástico de raios X (IXS).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ EMA

A Linha de Luz Ema será uma estação experimental dedicada à micro-espectroscopia em uma ampla faixa de energia com diferentes ambientes de amostras em condições extremas.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ PAINEIRA

A Linha de Luz Paineira será uma estação experimental otimizada para as técnicas de difração em policristais.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ CARNAÚBA

A Linha de Luz Carnaúba será uma estação experimental dedicada à difração e ao espalhamento de raios X utilizando fótons coerentes com focalização nanométrica

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SABIÁ

A Linha de Luz Sabiá será uma estação experimental para análises em espectro-microscopia (microscopia com contraste químico) e dicroísmo na faixa de raios X moles.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IPÊ

A Linha de Luz Ipê será uma estação experimental que permitirá modos complementares de espectroscopia: ARPES e RIXS.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ JATOBÁ

A Linha de Luz Jatobá será uma estação experimental de tomografia e difração de raios x de altas energias.

| SAIBA MAIS