O Comitê de Avaliação de Propostas é responsável por avaliar e comparar as propostas submetidas por usuários acadêmicos com base na avaliação dos assessores, membros da comissão, para determinar quais das propostas serão recomendadas.
O Comitê de Avaliação de Propostas julgará: a qualidade técnico-científica da proposta, a produção científica e a qualidade da equipe, a produção de relatórios experimentais a partir de propostas anteriores (publicações, teses etc.).
As notas de 1 (mais baixa) a 5 (mais alta) serão atribuídas aos itens abaixo; a nota geral será a média entre elas.
Qualidade técnica e científica da proposta:
Produção científica e qualidade da equipe:
Envio de relatórios e publicações (caso haja proposta anterior):
Fase 1 (Viabilidade): A proposta é avaliada internamente pela equipe da linha de luz para julgar a viabilidade do experimento proposto. Tanto o conteúdo da Proposta de Pesquisa quanto os seus Métodos Experimentais são de particular importância para esta avaliação. A proposta poderá ser devolvida ao proponente para pequenas adequações, as quais deverão ser respondidas logo após solicitadas.
Fase 2 (Qualidade): O Comitê externo de Avaliação de Propostas (PRC) analisa e classifica as propostas concorrentes com base nos seguintes critérios: mérito científico e experiência da equipe, relatórios de propostas anteriores e publicações científicas com base nos resultados obtidos nas linhas de luz do LNLS. As propostas mais bem classificadas são recomendadas para serem premiadas com o tempo de feixe é feita uma classificação de propostas de alta prioridade e baixa prioridade. Também é produzida uma lista de propostas rejeitadas.
Fase 3 (Segurança): Avaliação interna pela equipe de Segurança das propostas mais bem classificadas para cumprimento das questões de segurança. Em caso de problema, o proponente recebe uma mensagem do site SAU Online e deve fornecer todas as informações adicionais logo após solicitadas.
Fase 4 (Disponibilidade): O tempo de feixe é atribuído às propostas mais bem classificadas (alta prioridade) que foram liberadas em suas avaliações técnicas e de segurança.
Fase 5 (Disponibilidade e Agendamento): O Comitê de Alocação Local (LAC) agenda as propostas de alta prioridade que foram liberadas em suas avaliações técnicas e de segurança. O número de dias agendados pode ser adaptado e dividido em algumas visitas enquanto a proposta é válida (1-2 anos).
Fase 6 (Comunicação e Instruções): Os proponentes recebem uma mensagem do SAU Online com o período agendado e instruções para se prepararem para sua estadia no LNLS.