A linha de luz CATERETÊ oferece capacidades únicas em experimentos de imagem e dinâmica de materiais biológicos e da matéria condensada, com foco particular na aplicação de técnicas espalhamento e difração de raios X coerentes. Experimentos de imagem por difração de raios X coerente (CXDI) e espectroscopia de correlação de fótons de raios X (XPCS) estão no centro das atividades na linha de luz CATERETÊ, mas também espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) e ultra baixo ângulo (USAXS) com resolução temporal, que se beneficiarão do alto fluxo da fonte.
A linha de luz tem como fonte um ondulador, em uma seção reta de baixo beta, e dois espelhos focalizadores crio-resfriados criando um feixe totalmente coerente de 30 x 30 µm2 (FWHM) na posição da amostra. A linha de luz opera na faixa de energia de 3 a 24 keV usando um monocromador de cristal de quatro difrações (4CM). Movendo o 4CM lateralmente em alguns milímetros é possível operar a linha de luz no modo de feixe rosa (ΔE/E = 1-2%), mantendo a posição do feixe inalterada. A estação experimental está localizada a 88 m da fonte, seguida por uma câmara de vácuo de 28 metros que hospeda o detector Medipix (3k x 3k pixels2) em vácuo. A distância amostra-detector pode ser ajustada entre 1 e 28m.
A linha de luz CATERETÊ tornará possível responder diversas questões relacionadas às ciências da vida (aplicações biológicas e médicas), biologia estrutural (proteínas, lipídios, macromoléculas) e ao vasto campo de ciências de materiais, incluindo a nanotecnologia (energia, alimentação e saúde, fotônica), ciências de polímeros, catálise, reologia e ciências ambientais (geociências, prospecção de petróleo, catálise). Portanto, todos os principais campos de pesquisa, desde a física, química e biologia, mas também aspectos industriais podem ser explorados na CATERETÊ.