English
Ciência

Com instalações abertas, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe anualmente cerca de 1200 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, comprometidos com mais de 400 estudos que resultam em aproximadamente 200 artigos publicados em periódicos científicos. Confira abaixo algumas das inúmeras pesquisas que se beneficiaram das instalações do LNLS.

31 de Outubro de 2025

Medidas realizadas em diversas linhas de luz do Sirius forneceram fortes evidências para a classificação do fóssil Spongiophyton nanum como um líquen, sugerindo forte contribuição destes organismos para o processo de evolução da vida nos ambientes terrestres

Um amplo esforço internacional envolvendo diversas instituições de pesquisa reuniu especialistas do Brasil, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido e França para desvendar um grande enigma na história da evolução da vida na Terra. A pesquisa, que foi capa da revista Science Advances, demonstrou que o organismo Spongiophyton nanum era, na verdade, um dos líquens mais antigos e amplamente distribuídos da história da Terra.

22 de Agosto de 2025

O estudo avaliou o uso de cristais de CsPbBr3 em detectores híbridos com circuito integrado desenvolvido no CERN

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investigaram o potencial das perovskitas à base de chumbo para desenvolver detectores mais eficientes de raios X de alta energia.

14 de Agosto de 2025

Filmes desses semicondutores fotossensíveis prometem ser protagonistas de próxima geração por seu desempenho na conversão de luz solar em eletricidade. Mas a estabilidade do material sob calor e umidade ainda precisa ser aprimorada

Publicado originalmente pelo CINE (Center for Innovation on New Energies)

Agência FAPESP * – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abordaram de forma inovadora o problema da instabilidade das células solares de perovskita, apresentando uma nova estratégia para otimizar esses dispositivos. O estudo, publicado no Journal of Materials Chemistry A, foi realizado no contexto de projetos conduzidos pelo Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

8 de Julho de 2025

Pesquisa liderada por cientistas do CNPEM revelou o deslocamento intracelular de nanopartículas recobertas por coroa proteica. Técnica empregada no trabalho estará disponível na linha de luz Sibipiruna, voltada a pesquisas com patógenos de nível 4.

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em colaboração com instituições do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos, demonstraram uma nova estratégia para acompanhar a trajetória intracelular de nanopartículas. O estudo foi uma das capas da revista Small em junho de 2025 e combinou diferentes técnicas de microscopia de alta resolução para observar como essas partículas se deslocam no ambiente celular ao longo do tempo.

29 de Abril de 2025

Os cientistas investigaram propriedades magnéticas de camadas sobrepostas de platina, cobalto e gadolínio

Uma pesquisa conduzida na linha de luz Sabiá do Sirius por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e de diversas universidades investigou o comportamento de materiais magnéticos e resultou no primeiro artigo científico com dados coletados nessa linha de luz.

18 de Dezembro de 2024

Estudo indica que eucalipto pode ser a chave para uma solução sustentável e econômica na recuperação de solos contaminados por manganês

O manganês (Mn) é um micronutriente essencial para as plantas, mas, em concentrações elevadas, pode se tornar tóxico. No entanto, o Eucalyptus tereticornis demonstra uma notável tolerância ao Mn, mesmo em níveis muito acima dos que causariam danos a outras espécies vegetais. Os mecanismos por trás dessa habilidade não eram compreendidos com base na literatura científica. Em um estudo que monitorou a absorção de Mn nessas plantas, publicado no Journal of Hazardous Materials, pesquisadores do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), demonstraram como o E. tereticornis consegue tolerar e desintoxicar altos níveis de Mn em seu ambiente.

21 de Novembro de 2024

Artigo publicado por pesquisadores do CNPEM utilizou linha de luz Cateretê para analisar processo de formação de corona em nanopartículas de sílica

Um artigo publicado por pesquisadores do CNPEM foi capa da revista científica Nano Letters e explora como a técnica de espectroscopia de correlação de fótons de raios X (XPCS) pode distinguir a formação de corona de proteínas da agregação de nanopartículas em meios biológicos complexos.

31 de Outubro de 2024

Trabalho sobre a linha de luz Imbuia foi capa de revista científica e impacta ampla comunidade de pesquisadores do Brasil

Um artigo publicado por pesquisadores do CNPEM foi capa do Journal of Synchrotron Radiation (JSR) e detalha o projeto e funcionamento da linha de luz Imbuia do Sirius, dedicada à micro e nanoespectroscopia de infravermelho (IR). O trabalho pioneiro abre portas para que outras instituições de pesquisa no mundo construam novas linhas de luz de infravermelho em fontes de luz síncrotron de quarta geração.

23 de Fevereiro de 2024

Pesquisadoras brasileiras utilizaram instalações do Sirius para investigar os processos biofísicos relacionados aos príons

O trabalho publicado na revista Science Advances por pesquisadoras brasileiras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utilizou a linha de luz Cateretê, do Sirius, para investigar os mecanismos biofísicos por trás do processo de agregação de proteínas chamadas de príons.

17 de Novembro de 2023

Artigo publicado na Communications Materials apresenta resultado expressivo e discute possibilidades trazidas pela técnica aliada a fontes de luz síncrotron

Materiais porosos desempenham papéis cruciais em diversos contextos, desde o transporte de água e nutrientes em sistemas biológicos até o armazenamento de óleo e água em reservatórios de rochas. E membranas poliméricas sintéticas desempenham um papel fundamental em processos de separação, como em cromatografia.