fbpx
English
Informações para Usuários

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação do Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras.

O LNLS abriga instalações multiusuários, abertas à comunidade científica brasileira e internacional, e fornece um sofisticado instrumental científico para a realização de centenas de pesquisas acadêmicas e industriais a cada ano, por milhares de cientistas.

Sirius realiza Chamadas de Propostas para utilizar o tempo de feixe revisado por pares no ciclo seguinte.

Ciclo

Período de Agendamento

Abertura da Chamada

Fechamento da Chamada

Anúncio dos Resultados

(Semana De)

4

Segundo semestre de 2024

03 de junho de 2024

24 de junho de 2024

A ser anunciado

3

Primeiro semestre de 2024

15 de agosto de 2023

6 de setembro de 2023

13 de novembro de 2023

2

Segundo semestre de 2023

3 de abril de 2023

24 de abril de 2023

3 de julho de 2023

1

Primeiro semestre de 2023

9 de novembro de 2022

19 de dezembro de 2022

1 de março de 2023

COMO UTILIZAR AS INSTALAÇÕES?

Com instalações abertas, o LNLS atende gratuitamente pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejem utilizar as estações experimentais do Laboratório para a realização de suas investigações. Conheça abaixo como acessar as instalações do LNLS.

CURSOS PARA TREINAMENTO DE USUÁRIOS

O LNLS está disponibilizando videoaulas para o treinamento de atuais e futuros usuários do Sirius. Os cursos têm o objetivo de aperfeiçoar aspectos teóricos e práticos para melhorar o aproveitamento do uso das linhas de luz e dos dados produzidos. Eles estão disponíveis gratuitamente no portal SAU Online, após o cadastro do usuário.

APOIO AO USUÁRIO

Usuários das instalações do CNPEM tem acesso a alojamento e restaurante no campus. Usuários de instituições brasileiras e estrangeiros que residam em países da América Latina e Caribe podem solicitar auxilio financeiro para a utilização das instalações do LNLS.

GRUPO DE USUÁRIOS DO LNLS

O Grupo de Usuários do LNLS (LNLSUG) tem como objetivo prover um canal para a troca de informações e sugestões entre usuários e administração do LNLS. Qualquer usuário do LNLS ou usuário potencial com uma conta no sistema de envio de propostas do LNLS, SAU Online, é elegível para se tornar um membro do LNLSUG.

PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR DO GRUPO DE USUÁRIOS DO LNLS 2023

Após o Prêmio de Tese de Doutorado de 2021 e o Prêmio de Dissertação de Mestrado de 2022, o Grupo de Usuários do LNLS (LNLSUG) irá organizar em 2023 o Prêmio Jovem Pesquisador LNLSUG para reconhecer trabalhos de pesquisa que utilizam as instalações do LNLS.

Para ser elegível ao Prêmio Jovem Pesquisador 2023, o candidato deve atender aos critérios e seguir o procedimento de inscrição detalhado no site do LNLSUG na aba Prêmios. Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar uma palestra breve durante a 33ª RAU/LNLS e uma palestra online de 40 minutos na série de Seminários do Grupo de Usuários do LNLS.

O resultado será anunciado durante a sessão de encerramento da 33ª RAU/LNLS, em 9 de novembro de 2023, e publicada na página do LNLSUG.

EVENTOS E OPORTUNIDADES

O LNLS organiza e promove eventos como cursos, treinamentos, escolas, seminários, workshops e outras ações educacionais visando à formação de pessoal qualificado em áreas e temas de competência singulares dos laboratórios.

RECEBA NOSSAS COMUNICAÇÕES

Receba nossas comunicações direcionadas a Usuários e Pesquisadores inscrevendo seu e-mail pelo formulário abaixo. Comunicados incluem abertura de submissão de propostas de pesquisas e inscrições para eventos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.