A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa.
O LNLS trabalha atualmente no comissionamento da nova fonte de luz síncrotron Sirius, e na montagem e comissionamento de suas estações experimentais, chamadas de linhas de luz. Dessa forma, a programação da ERL2S é composta por aulas expositivas sobre as propriedades da luz síncrotron e fundamentos das técnicas experimentais associadas, seminários sobre as técnicas de caracterização avançadas que estarão disponíveis no Sirius, além de experimentos offline, aulas de tratamento de dados, discussões com pesquisadores e tutoriais nas linhas de luz do Sirius que estiverem em comissionamento ou já em operação.
A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) é a nova denominação para a Escola Brasileira de Síncrotron (EBS) e homenageia o Prof. Ricardo Rodrigues, pioneiro da luz síncrotron no Brasil. Ricardo Rodrigues foi responsável pelo projeto e construção dos aceleradores dos dois síncrotrons brasileiros, o UVX e seu sucessor, Sirius. Sua notória criatividade, dedicação e arrojo em aceitar desafios técnicos foram fundamentais para o desenvolvimento da Engenharia de Aceleradores no Brasil, hoje com qualidade reconhecida internacionalmente.