fbpx
English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

Premiados durante a SBPMat 2023

8 de Novembro de 2023

A apresentação oral de Flávio Henrique Feres (LNLS) e o poster de Jaqueline Rocha (LNNano) estiveram entre os trabalhos reconhecidos durante o XXI B-MRS Meeting, da SBPMat, em Maceió (AL)

Dois trabalhos apresentados por pesquisadores do Centro Nacional Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foram premiados durante o XXI B-MRS Meeting, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais entre 1 e 5 de outubro de 2023. A apresentação oral de Flávio Henrique Feres, pesquisador colaborador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e o poster de Jaqueline Rocha, pesquisadora colaboradora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), estiveram entre os trabalhos agraciados com dois prêmios, cada um, durante o evento realizado em Maceió (AL).

29 de Setembro de 2023

Escola Sirius para Professores de Ensino Médio promove imersão de profissionais da educação no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI)

Professores do Ensino Médio, das redes pública e privada, de todo o Brasil e demais países da América Latina e Caribe podem se candidatar para participar da 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2024), que será realizada de 15 a 19 de janeiro de 2024. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

18 de Setembro de 2023

Matéria do jornal Estadão discute investimentos previstos para Sirius e Orion

Anunciado no mês passado pelo governo federal, o PAC prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão para construção de 10 novas linhas de luz no Sirius e a construção do complexo de laboratórios Orion, que contará com instalações de biossegurança máxima (NB4).

22 de Agosto de 2023

Inscrições vão até dia 29 de agosto.

A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promovem o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste. Este evento está marcado para os dias 30 e 31 de agosto e acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. 

18 de Agosto de 2023

Kicker longitudinal, dispositivo utilizado no primeiro acelerador de partículas brasileiro e incompatível com a tecnologia do Sirius, fará parte do SESAME, na Jordânia

Um importante componente do UVX, primeiro acelerador de partículas construído pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o UVX, que operou de 1997 a 2019, será útil para as atividades de pesquisa do SESAME (Synchrotron-Light for Experimental Science and Applications in the Middle East), a única fonte de luz síncrotron no Oriente Médio.

18 de Agosto de 2023

Sirius, acelerador de partículas brasileiro, será protagonista nos projetos com centros de pesquisa e universidades

A Equinor anunciou, nesta quinta-feira (10), o investimento de cerca de R$ 42 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), dos quais cerca de 22 milhões serão dedicados para o desenvolvimento de parte da infraestrutura de uma das estações de pesquisa do Sirius, acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O restante do investimento será aplicado em parcerias com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em pesquisas direcionadas para o setor de óleo e gás.

10 de Agosto de 2023

Nesta edição, a RAU acontece em novembro e terá 4 eventos satélites.

Estão abertas as inscrições para a Reunião Anual de Usuários do LNLS, promovida pelo LNLS/CNPEM. A 33ª RAU acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro presencialmente no Sirius, no campus do CNPEM em Campinas-SP e contará com 4 eventos satélites nos dias 7 e 10 de novembro: XAYNAN, X4-MECS, GRUN e SYNBIOS workshops.  

26 de Julho de 2023

40 professores do ensino médio se reuniram para uma semana de imersão no ambiente de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Promovida pelo CNPEM, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quinta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2023) foi realizada de 17 a 21 de julho de 2023 em Campinas-SP.   A ESPEM reuniu, pela primeira vez, representantes de todos os estados brasileiros e Distrito Federal com a seleção de 40 professores de Física, Química e Biologia, atuantes no ensino médio de todo o Brasil, dentre 349 inscritos.

6 de Junho de 2023

Evento gratuito, no dia 17/06, terá visita ao Sirius e programação de atividades para todos os públicos no campus que fica em Campinas (SP)

Você gostaria de fazer perguntas a um cientista e estava esperando por uma oportunidade? Então esse momento chegou!

O campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, vai estar de portas abertas no dia 17 de Junho para receber quem quiser conhecer de perto o Sirius, um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina. Também será uma oportunidade de levar toda a família a participar de atividades programadas por todos os laboratórios que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis. O evento contará ainda com atividades do time de engenharia e tecnologia, assim como da Ilum - curso superior em ciência e tecnologia do CNPEM.

30 de Maio de 2023

Soluções inovadoras utilizadas no acelerador de elétrons Sirius impulsionam cooperação científica entre o CNPEM e IHEP, instituto da Academia de Ciências da China

Brasil e China assinaram nesta terça-feira, dia 30, um Memorando de Entendimento com o objetivo de facilitar a cooperação científica no campo de tecnologias aplicadas ao uso de fontes de luz síncrotron. O acordo foi firmado entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) do Brasil e o Instituto de Física de Alta Energia (IHEP, do inglês Institute of High Energy Physics), organização da Academia de Ciências da China.