English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

24 de Janeiro de 2023

Em 2023, outras unidades de pesquisa do MCTI passaram a oferecer vagas para o programa que incentiva a participação de meninas e mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas.

Conteúdo originalmente publicado em MCTI em 23 de janeiro de 2023

Em 2012, nascia no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), um programa destinado a despertar o interesse e incentivar a participação de meninas e mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas. Passados 12 anos, o Futuras Cientistas cresceu e, em 2023, abriu as portas do mundo da ciência para 470 estudantes do Ensino Médio e professoras de escolas públicas no CNPEM, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), além do Cetene. Todas essas instituições são unidades de pesquisa do MCTI.

15 de Dezembro de 2022

O novo prazo de submissão é 19 de dezembro ao meio-dia, horário de Brasília.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) estabelece uma nova data limite para receber propostas de pesquisas para as seis linhas de luz do Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira. O adiamento ocorre em função de instabilidade na rede de internet que atende a institutos de pesquisa de Campinas e Região.

11 de Novembro de 2022

Chamada adota novo sistema de seleção de pesquisas, mais inclusivo e colaborativo. Projetos submetidos serão avaliados por mérito científico em condição de duplo anonimato e revisão cruzada por pares.

PRORROGADA: Novo prazo para submissão de propostas é segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 às 12:00.

O Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira , projetada e operada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), abre chamada regular de propostas de pesquisas para as suas seis primeiras estações experimentais. Entre 8 de novembro e 15 de dezembro, pesquisadores interessados em realizar experimentos no Sirius poderão submeter sua proposta.

27 de Outubro de 2022

Evento da Sociedade Brasileira de Materiais (SMPMat) é um dos principais na área de ciência de materiais no hemisfério sul

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi destaque na XX edição do Brazilian Materials Research Society (B-MRS), evento internacional promovido pela Sociedade Brasileira de Materiais (SMPMat).

6 de Outubro de 2022

Projeto itinerante do CNPEM leva experiência digital imersiva em 360°, para cidades de seis estados e o DF

O  projeto 'Cápsula da Ciência' vai percorrer diversas cidades do Brasil nos próximos três meses para proporcionar uma experiência imersiva do universo da ciência de ponta que se faz no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

23 de Setembro de 2022

Projeto premiado pelo incentivo na inserção de meninas e professoras nas Ciências tem inscrições abertas e vai ter alcance nacional em 2023

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) disponibiliza 30 vagas para meninas estudantes do ensino médio e professoras da rede pública de ensino no programa "Futuras Cientistas". As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.gov.br/cetene/pt-br até o dia 10 de outubro e as atividades nos laboratórios de pesquisa serão desenvolvidas entre os dias 3 e 31 de janeiro, período de férias escolares.

1º de Setembro de 2022

As inscrições vão de 1 a 20 de setembro e o edital já está disponível!

O Programa Bolsas de Verão (PBV) do CNPEM está de volta. Após um hiato provocado pela pandemia de COVID-19, o PBV será retomado no verão de 2023, para a sua 30ª edição. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Centro recebe estudantes, selecionados nas mais diversas áreas do conhecimento, que realizarão projetos de ciência e tecnologia sob a orientação de pesquisadores de todo o CNPEM, incluindo a Ilum Escola de Ciência. O PBV é exclusivo para estudantes de graduação, matriculados em instituições do Brasil e de toda a América Latina e Caribe.

24 de Agosto de 2022

O evento acontecerá de 8 a 10 de novembro, em Campinas-SP, Brasil, em formato híbrido.

As modalidades de inscrição são: participante, participante com submissão de resumo, virtual ou on-line e submissão de tese para o Prêmio de Tese de Mestrado do LNLSUG. Veja as datas limite de cada categoria!

24 de Agosto de 2022

Inscrições com submissão de resumo vão até dia 5 de setembro.

Estão abertas as inscrições com submissão de resumo para o AgroEnviro Workshop. O prazo é até 5 de setembro. Inscrições sem submissão de resumo vão até 12 de setembro. Ambas podem ser feitas no site do evento. A terceira edição do Workshop AgroEnviro acontecerá, nos dias 5 e 6 de outubro de 2022 e será presencial no Sirius, localizado no campus do CNPEM, em Campinas-SP.  

24 de Agosto de 2022

Inscrições vão até dia 25 de setembro através do website.

Estão abertas as inscrições com submissão de resumo para o H2MAT - Workshop Internacional de Matéria Heterogênea e Hierárquica. A programação acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro e será totalmente on-line. O prazo para a submissão resumos é dia 30 de agosto de 2022, através do site do evento.