Engenheiro e físico Ricardo Rodrigues é homenageado com título de Pesquisador Emérito do CNPQ em cerimônia de Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência.
Em 8 de maio, o engenheiro e físico Ricardo Rodrigues foi homenageado com título de Pesquisador Emérito do CNPQ em cerimônia do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia promovido pelo MCTI, CNPq e Marinha do Brasil. O prêmio reconhece cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição à ciência e à tecnologia do país.
Falecido em 2020, a honraria foi entregue aos filhos Kevin Liu Rodrigues e Erica Rodrigues em Sessão Solene conjunta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada no Rio de Janeiro.
Pioneiro da luz síncrotron no Brasil, professor Ricardo Rodrigues, como era mais conhecido, foi o principal responsável pelo projeto dos aceleradores dos dois síncrotrons brasileiros, o UVX e seu sucessor, o Sirius. Sua notória criatividade, dedicação e coragem ao enfrentar desafios técnicos foram fundamentais para o desenvolvimento da engenharia de aceleradores no país, hoje reconhecida internacionalmente.
Inscrições e submissão de trabalhos vão até 30/04/2024.
A pesquisa publicada no Journal of Biological Chemistry analisou polimorfismos em um dos principais alvos farmacológicos de antivirais para a Covid-19