fbpx
English
Eventos

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados técnicas de luz síncrotron assim como física e engenharia de aceleradores. O LNLS também organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Confira abaixo os próximos eventos do LNLS.

PRÓXIMOS EVENTOS
15 a 26 de Julho de 2024
7ª edição da Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, SP, ocorrerá entre os dias 15 e 26 de julho de 2024.  A ER2LS tem como objetivo principal impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente habilitando-os a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. Além disso, busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS. A Escola é voltada para estudantes da graduação à pós-graduação, abrangendo todas as áreas de conhecimento.  Período de inscrição e submissão de trabalhos: 03 a 30 de abril de 2024.  Clique em "Saiba mais" e acesse o site da ER2LS para mais informações. 
2 a 6 de Setembro de 2024
Promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o 21° Workshop Brasileiro de Física de Semicondutores (BWSP) está com o período de inscrições e submissão de resumos aberto. O evento será realizado de 02 a 06 de setembro de 2024, no Sirius, localizado no campus do CNPEM, em Campinas-SP  Iniciado em 1983, o BWSP tornou-se um evento tradicional no campo da Física de Semicondutores no Brasil. A 21ª edição tem como objetivo reunir a comunidade brasileira de física de semicondutores para palestras sobre os temas mais importantes e atuais do campo. O programa abordará temas diversos, incluindo Tópicos Tradicionais e Emergentes em Semicondutores, Técnicas de Fabricação de Nanoestruturas, Dispositivos e Tecnologias Quânticas, entre outros.  O período de submissão de resumos foi prorrogado até 23 de maio de 2024.  Inscreva-se e saiba mais através do site: https://pages.cnpem.br/21bwsp/ 
14 a 25 de Outubro de 2024

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Técnicas de Luz Síncrotron de 4ª Geração – SyncLight 2024 será realizada de 14 a 25 de outubro de 2024 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Promovido pelo CNPEM e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o SyncLight 2024 tem como objetivo reunir jovens pesquisadores do Brasil e do mundo para discutir as oportunidades recentes oferecidas pelas técnicas experimentais avançadas disponíveis no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração. 

O curso reunirá cerca de 100 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior.  Durante duas semanas, esses participantes assistirão a palestras sobre uma série de tópicos, incluindo introdução aos aceleradores síncrotron e as técnicas experimentais envolvendo o uso de luz síncrotron. Além de palestras, serão organizadas sessões de pôsteres e visitas as instalações de pesquisa. Estão previstos, ainda, tutoriais práticos acerca dos experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle dos aceleradores, bem como análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.

O curso não tem taxa de inscrição e a língua oficial é o inglês. Serão selecionados cerca de 100 participantes e haverá financiamento para viagem e estadia durante o período de curso aos estrangeiros e residentes no Brasil, exceto bolsistas FAPESP e/ou residentes em Campinas, SP.

Os interessados devem conferir a documentação exigida e se inscrever na página do evento até o dia 15 de abril de 2024.  
EVENTOS PASSADOS
22 a 23 de Abril de 2024

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), realizam o 14º Encontro Regional de Catálise (ERCAT) entre 22 e 23 de abril de 2024, no campus do CNPEM, em Campinas-SP, Brasil.

Com o tema "Da bancada à indústria: desafios da catálise moderna", o evento bienal busca reunir estudantes da graduação a pós-graduação, acadêmicos, pesquisadores e empresas para debater desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área de catálise, com avanços na busca por processos sustentáveis, química verde, entre outros.

A 14ª ERCat conta com programação composta por plenárias, apresentações orais, sessão de pôsteres e visitas. Pela primeira vez sediado no Sirius, os participantes poderão conhecer as diversas técnicas experimentais oferecidas pela fonte de luz síncrotron, especialmente as voltadas a explorar casos científicos de catálise. O Encontro coincide ainda com o início da operação regular da estação experimental Paineira, especializada em difração de raios X em policristais, e o fim das instalações e início do comissionamento científico da Quati, voltada para espectroscopia de raios X com resolução temporal.  

15 a 19 de Janeiro de 2024

Professores do ensino médio do Brasil e demais países da América Latina e Caribe podem se candidatar para a 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2024), que será realizada de 15 a 19 de janeiro de 2024. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A ESPEM é especialmente voltada para professores do ensino médio e tem com objetivo desenvolver novas ideias para abordar a ciência moderna em sala de aula, através da interação com convidados e cientistas na atmosfera de pesquisa de fronteira do CNPEM.

Mais informações no site. 

11 a 15 de Dezembro de 2023
Promoted by the University of Bath in the United Kingdom and organized by the Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS) of the Brazilian Center for Research in Energy and Materials (CNPEM), in collaboration with CEMADEN, Unicamp/IMEC, and USP/ICMC, the event will take place from December 11 to 15, 2023, at Sirius, located on the CNPEM campus in Campinas, SP. The Integrative Think Tank (ITT) is an event aimed at graduate students in mathematics, where they face multidisciplinary challenges from industry and applied areas. The core purpose of this event is to create collaborative approaches that can be applied to solve these problems, using mathematical research as the primary tool and developing strategies to advance in their resolution. Established at the University of Bath in the United Kingdom, ITTs are events that seek to deepen and extend the relationships between the mathematical community and its partners, including companies and public institutions. The outcome of this interaction is collaborative research projects with multi-year horizons, and student participation is essential at all stages of this process.
7 a 10 de Novembro de 2023
O CNPEM/LNLS realiza a 33ªReunião Anual de Usuários (RAU) de 8 a 9 de novembro de 2023, no campus do CNPEM em Campinas-SP. Adicionalmente, outros 4 eventos satélites serão realizados dia 7 e 10 de novembro de 2023. A RAU tem como objetivo reunir pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta em diversas áreas como Ciência de Materiais, Saúde e Farmacologia, Ciência Ambiental, Energia, Biotecnologia, Imagem de Raios X, Óleo e Gás, Química, entre outras. É um importante fórum de discussão, avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento dos projetos de pesquisa a serem realizados na fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius. O início da operação regular para usuários do Sirius, simultaneamente com o comissionamento e instalações das novas linhas de luz, torna a participação da comunidade científica essencial para descrever suas necessidades e expectativas, bem como compartilhar os primeiros resultados científicos obtidos.
30 a 31 de Agosto de 2023
A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) promovem o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste. Este evento está marcado para os dias 30 e 31 de agosto e acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE.  O objetivo do evento é divulgar as instalações e capacidades do Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas em todo o mundo, à comunidade científica do Nordeste brasileiro. Durante o workshop, serão apresentadas as potencialidades das diferentes linhas do Sirius, bem como alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Nordeste que utilizam essa infraestrutura. As inscrições estão abertas até 29/08 e podem ser feitas por meio do link. As vagas são limitadas.