fbpx
English

Sirius, acelerador de partículas operado pelo CNPEM, em imagem de março de 2023 (Divulgação/CNPEM)

Notícias | 8 de Janeiro de 2024
CNPEM reúne professores e estudantes do Brasil e América Latina no período de férias

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais recebe selecionados nos programas Bolsas de Verão (PBV), Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM) e Futuras Cientistas

O ano começa com a chegada de mais de 100 professores e estudantes do Brasil e do exterior ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas – SP.  A organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebe nesse período participantes de três importantes projetos que relacionam Ciência e Educação.

Futuras Cientistas

O projeto “Futuras Cientistas”, idealizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), há 12 anos busca estimular o contato de alunas e professoras de ensino médio da rede pública com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, STEAM – sigla em inglês usada em referência a essas áreas de atuação.

Participantes do programa “Futuras Cientistas” (Divulgação/Cetene)

Desde o ano passado, o projeto incorporou parcerias com universidades e centros de pesquisa de cinco macrorregiões do Brasil.

No CNPEM, 14 alunos vão ter a oportunidade de participar durante o mês de janeiro de imersões científicas nos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis e na Escola de Ensino Superior Ilum.

Estão programadas atividades presenciais e remotas relacionadas ao desenvolvimento de conhecimentos sobre materiais e fenômenos na escala atômica, tratamento de água com nanofibras de bagaço de cana-de-açúcar, cores na escala nanométrica e imagens de raios-x através da matemática computacional, que estão entre os temas já explorados nas unidades de pesquisa e ensino do CNPEM.

As alunas selecionadas são apoiadas com bolsas de estudos  financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do kit com os materiais necessários para a realização de experimentos.

Programa Bolsas de Verão

O programa Bolsas de Verão do CNPEM chega a sua 31ª edição, recebendo participantes de 5 países latinoamericanos (Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Guatemala), além de estudantes de graduação de 15 estados e distrito federal.

Recepção aos participantes do Programa Bolsas de Verão 2023 (Divulgação/CNPEM)

O Programa tem como objetivo difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico. Os 31 selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro desenvolvendo projetos internos de pesquisa com supervisão de pesquisadores dos quatro laboratórios nacionais do CNPEM.

ESPEM – Escola Sirius para professores de Ensino Médio

A 6ª edição da Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM), realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), promove imersão de profissionais de educação no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico do CNPEM.

Participantes da ESPEM em visita ao Sirius (Divulgação/CNPEM)

Sessenta educadores de todas as regiões do Brasil e de outros cinco países da América Latina, das redes pública e privada, foram selecionados para participar de atividades práticas, com oficinas, demonstrações e discussões pedagógicas sobre novas formas de abordagem do  conhecimento científico atual nas salas de aula. Os participantes também vão visitar as instalações do CNPEM, como o Sirius, fonte de luz síncrotron que dá nome à Escola, e os laboratórios científicos e infraestruturas de engenharia do Centro, bem como o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência

“Uma das missões do CNPEM é capacitar e treinar diferentes atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A experiência intensiva integra esses jovens e professores em projetos de vanguarda, revigora nosso ambiente de trabalho e representa uma oportunidade de convivência enriquecedora para todos os envolvidos. Essas iniciativas são estratégicas para a formação de recursos humanos”, destaca Antonio José Roque da Silva, Diretor-Geral do CNPEM.

Serviço

Futuras Cientistas – Atividades presenciais de 8 a 25 de janeiro de 2024
Programa Bolsas de Verão (PBV) – De 5 de janeiro a 1 de Março de 2024
Escola Sirius para professores de Ensino Médio (ESPEM) –  De: 15 a 19 de janeiro de 2024

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

MAIS Notícias

A pesquisadora Verônica Teixeira, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) foi uma das sete profissionais premiadas pela iniciativa “Para Mulheres na Ciência”

Premiados durante a SBPMat 2023

A apresentação oral de Flávio Henrique Feres (LNLS) e o poster de Jaqueline Rocha (LNNano) estiveram entre os trabalhos reconhecidos durante o XXI B-MRS Meeting, da SBPMat, em Maceió (AL)