fbpx
English
Premiados durante a SBPMat 2023
Notícias | 8 de Novembro de 2023
Pesquisadores do LNLS e LNNano são premiados durante encontro da SBPMat

A apresentação oral de Flávio Henrique Feres (LNLS) e o poster de Jaqueline Rocha (LNNano) estiveram entre os trabalhos reconhecidos durante o XXI B-MRS Meeting, da SBPMat, em Maceió (AL)

Dois trabalhos apresentados por pesquisadores do Centro Nacional Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foram premiados durante o XXI B-MRS Meeting, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais entre 1 e 5 de outubro de 2023. A apresentação oral de Flávio Henrique Feres, pesquisador colaborador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e o poster de Jaqueline Rocha, pesquisadora colaboradora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), estiveram entre os trabalhos agraciados com dois prêmios, cada um, durante o evento realizado em Maceió (AL).

Flávio Henrique Feres, pesquisador colaborador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)

Premiação de Flávio Henrique Feres, pesquisador colaborador do LNLS

Flávio Henrique Feres recebeu os prêmios “Bernard Gross” e “ACS Award” pela apresentação oral “Graphene as a gate-tunable window for near-field imaging in the terahertz”, realizada durante o Simpósio “Research on 2D Materials”. O trabalho apresentado por Flávio aborda a nano-óptica do grafeno em frequências terahertz, em busca de um maior controle dessas propriedades em frequências THz. Ele traz resultados de sua tese de doutorado, desenvolvida no IFGW (Instituto de Física Gleb Wataghin) da Unicamp, sob orientação do pesquisador do LNLS Francisco Maia, e publicada recentemente na revista Nano Letters (“Graphene Nano Optics in the Terahertz Gap”).

Jaqueline Rocha, pesquisadora colaboradora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano)

Premiação de Jaqueline Rocha, pesquisadora colaboradora do LNNano.

Jaqueline Rocha recebeu os prêmios “Bernard Gross” e “ACS Award” pela apresentação em poster “Tuning the chemical and electrochemical properties of carbon paper-based electrodes by pyrolysis of polydopamine nanofilms”, durante o Simpósio “Polysaccharide-based Materials”. O trabalho trata do revestimento de eletrodos de papel pirolisado com nanofilme de polidopamina também pirolisada, e mostra que, quando a polidopamina é pirolisada em diferentes temperaturas, é possível ajustar as propriedades químicas e eletroquímicas dos eletrodos de papel. Jaqueline Rocha é aluna de doutorado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com orientação de Murilo Santhiago, do LNNano.

O prêmio “Bernard Gross” seleciona a melhor apresentação oral e o melhor poster de cada simpósio, e o prêmio “ACS Award” seleciona as seis melhores apresentações orais e os seis melhores pôsteres, dentre os trabalhos selecionadas pelo prêmio Bernard Gross.

O encontro da SBPMat teve ampla participação do CNPEM, por meio da apresentação de trabalhos científicos e também por meio de um estande, no qual foram divulgadas as suas instalações abertas à comunidade científica. O B-MRS Meeting reúne pesquisadores em torno dos últimos avanços e perspectivas em ciência dos materiais e tecnologias correlatas.

https://www.sbpmat.org.br/en/xxi-b-mrs-meeting-student-awards-and-prizes/

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

MAIS Notícias

Escola Sirius para Professores de Ensino Médio promove imersão de profissionais da educação no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI)

Matéria do jornal Estadão discute investimentos previstos para Sirius e Orion