fbpx
English
Notícias | 31 de Janeiro de 2024
CNPEM recebe inscrições para nova edição de Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração

Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de abril de 2024 através do website da Escola.

Estão abertas as inscrições para a São Paulo School of Advanced Science on 4th Generation Synchrotron Techniques – SyncLight 2024, que será realizada de 14 a 25 de outubro de 2024 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Promovido pelo CNPEM e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o SyncLight 2024 tem como objetivo reunir jovens pesquisadores do Brasil e do mundo para discutir as oportunidades recentes oferecidas pelas técnicas experimentais avançadas disponíveis no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração.

Os interessados devem conferir a documentação exigida e se inscrever na página do evento até o dia 15 de abril de 2024.

Ao longo das últimas décadas, as fontes de luz síncrotron têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento das ciências naturais e engenharia modernas. Com ampla variedade de técnicas experimentais disponíveis, as fontes de luz síncrotron revolucionaram a maneira como os cientistas estudam e caracterizam os materiais nos campos da Física, Química, Biologia, Saúde, Energia, Novos Materiais, Meio Ambiente e muitos outros.

O curso reunirá no campus do CNPEM cerca de 100 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior.  Durante duas semanas, esses participantes assistirão a palestras sobre uma série de tópicos, incluindo introdução aos aceleradores síncrotron e as técnicas experimentais envolvendo feixes de radiação síncrotron.

A natureza interdisciplinar do evento, aliada à colaboração do Comitê de Usuários do LNLS que inclui pesquisadores de diversas instituições em todo o Brasil, contribuirá para a troca de experiências entre jovens pesquisadores, professores e pesquisadores experientes. Além de palestras, serão organizadas sessões de pôsteres e visitas as instalações de pesquisa. Estão previstos, ainda, tutoriais práticos acerca dos experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle dos aceleradores, bem como análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.

O tema é particularmente relevante para o cenário científico brasileiro, já que o Sirius é uma das mais modernas e brilhantes fontes de luz síncrotron já construídas no mundo. Atualmente, dez linhas de luz estão abertas para a comunidade científica e tecnológica, dentre um conjunto de 14 linhas inicialmente planejadas para cobrir uma grande variedade de programas científicos. Um dos objetivos do SyncLight 2024 é justamente auxiliar na formação e treinamento de uma nova geração de pesquisadores-usuários, aptos a usufruir dessa grande infraestrutura científica em operação no Brasil.

O SyncLight 2024 faz parte da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da FAPESP, que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

O curso não tem taxa de inscrição e sua língua oficial é o inglês. Serão selecionados cerca de 100 participantes e há financiamento para viagem e estadia durante todo o período de curso aos estrangeiros e residentes no Brasil, exceto bolsistas FAPESP e/ou residentes em Campinas, SP. Acesse a página do evento para mais informações.

Data do evento: 14 a 25 de outubro de 2024

Inscrições: 30 de janeiro a 15 de abril de 2024

Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

MAIS Notícias

As inscrições com submissão de resumos estão abertas e vão até 26 de fevereiro, através do website do evento.

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais recebe selecionados nos programas Bolsas de Verão (PBV), Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM) e Futuras Cientistas