fbpx
English
Linha de Luz Sapê

SAPÊ (Angle-resolved PhotoEmission) é uma linha de luz dedicada à experimentos de espectroscopia de fotoemissão resolvida em ângulo (ARPES), com alta resolução em energia e momento dos fotoelétrons, na faixa do ultravioleta de vácuo (VUV). Tais experimentos permitem a análise da estrutura eletrônica de materiais cristalinos e é uma ferramenta essencial para estudo de fronteira de novos materiais, com ênfase especial em materiais topológicos e materiais 2D.

A estação experimental da linha de luz é composta por um conjunto de câmaras em ultra-alto vácuo (UHV) por onde as amostras serão inseridas, manuseadas e preparadas antes dos experimentos de ARPES. O objetivo principal da linha SAPÊ é disponibilizar para a comunidade científica brasileira uma ferramenta capaz de sondar a estrutura eletrônica de novos materiais e desvendar fenômenos que podem surgir a partir dela.

A extração do UV é feita de um dipolo B2 e fornece um fluxo de fótons, na amostra, de até 1×1012 ph/s/100mA na energia de 40 eV e com “Resolving power” > 10.000 na energia de 10 eV. A faixa de energia de operação da linha está entre ~ 8 e 70 eV e o feixe micrométrico na câmara principal, permitirá a realização de experimentos ARPES com alta resolução em momento e energia em amostras com dimensões de ~20×20 μm2.

CONTATO & EQUIPE

E-mail da Instalação: sape@lnls.br

Coordenação: Wendell S. E. Silva
Tel.: +55 19 3512 1042
E-mail: wendell.silva@lnls.br

Clique aqui  para mais informações sobre a equipe responsável por esta Instalação.

LAYOUT & ELEMENTOS ÓTICOS

Elemento Tipo Posição [m] Descrição
Source Bending Magnet 0,0 Dipole B2 0.56 T
M1 Vertical Focusing Mirror 10,60 Silicon
M2 Horizontal Focusing Mirror 14,10 Silicon
Grating Monochromator 22,22 VLS PGM
M3 Elliptical Mirror 33,19 Silicon

PARÂMETROS

Parâmetro Valor Condição
Faixa de energia [eV] 8 – 70 VLS-PGM
Resolução de Energia (ΔE/E) 10.000 Seleção de fenda e cff do VLS-PGM
Fluxo de fótons [phs/s/100 mA] 1×1012 Seleção de fenda e cff do VLS-PGM
Tamanho do feixe [μm2] 20×20 Seleção de fenda e cff do VLS-PGM

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL ARPES

A estação experimental da linha SAPÊ é formada por um conjunto de 5 câmaras em ambiente de UHV. A câmara onde são realizados os experimentos ARPES é a câmara principal (MC); nela há um espectrômetro SPECS PHOIBOS 150 e um manipulador CARVING e um criostato. Há mais 4 câmaras formando um sistema anexo à MC, sendo um a delas a câmara de preparação de amostras (PC), que possui um manipulador com movimentação em 4 eixos e aquecimento até 1000K, criostato a N2L, uma ótica LEED, um canhão de íons e duas evaporadoras e-beam. Há mais duas câmaras, a câmara de transferência (TC) e a câmara de introdução (IC), que são responsáveis por manter o ambiente de UHV durante a transferência das amostras da PC para a MC e durante a inserção das amostras no sistema, que é feito pela câmara load lock (LL).

CÂMARA PRINCIPAL (MC)

A estação experimental da linha SAPÊ é dedicada à experimentos ARPES de alta resolução. Na câmara principal será possível realizar medidas da estrutura de bandas de amostras micrométricas com alta resolução em momento e energia dos fotoelétrons. Essas medidas serão feitas após o feixe incidir na amostra fixada no manipulador e resfriada pelo criostato dentro da MC. O Manipulador possui 6 eixos de movimentação (3 rotações e 3 translações) que auxiliarão no alinhamento e varredura angular durante a aquisição de dados. Os fotoelétrons serão detectados no MCP do analisador instalado na MC, e o espectro de fotoemissão é enviado ao computador por uma câmera CCD SensiCam.

Elemento Parâmetro Valor
Manipulador Carving Movimentação

Resfriamento [K]

6 eixos

~ 16 – 300

Espectrômetro PHOIBOS 150 Resolução ΔE [meV]

Resolução Δθ

< 2

< 0.1°

Ambiente de amostra Pressão [mbar] < 6×10-11
Amostras Tipo

Dimensão [μm2]

Monocristalina, não isolante

> 20×20

SISTEMA ANEXO DE CÂMARAS

A PC é onde as amostras serão preparadas. Nela há um canhão de íons e aquecimento por e-beam no manipulador que permite limpeza de monocristais utilizando processo de sputtering-annealing. A cristalinidade do processo pode ser checada por uma ótica LEED instalada na câmara. O Manipulador além de 3 eixos de translação e 1 de rotação, também possui um criostato para resfriamento de amostras usando N2L para experimentos LEED quantitativos caso seja necessário. Nessa mesma câmara também é possível dosagem de materiais em substratos para crescimento de filmes ultrafinos e crescimento de monocamadas, que podem ser feitos usando uma das duas evaporadoras e-beam instaladas na câmara.

Elemento Parâmetro Valor
Manipulador PREVAC Movimentação

Aquecimento [K]

Resfriamento [K]

6 eixos

~ 300 – 1000

~ 16 – 300

Ótica LEED OCI-eletronics Detector MCP
Evaporadora Focus e-beam EFM 3

e-beam EFM 3T

Single

Triple

Ambiente de amostras Pressão [mbar] < 5×10-10

As amostras são inseridas no sistema pela “load lock”, que é bombeada da pressão atmosférica até a pressão de transferência. Então, as amostras são transferidas para um compartimento de armazenamento na câmara IC. Essa câmara possui ambiente UHV e um estágio de clivagem de amostras. As amostras podem ser transferidas para a TC após serem clivadas e então seguir para a MC ou elas passam da TC para a PC se for necessário preparação ou crescimento de algum material na superfície da amostra. A TC também possui um compartimento de armazenamento de amostras e como possui uma pressão melhor que a IC, de forma que preserva por mais tempo a preparação, pode ser usada para armazenar amostras já clivadas ou preparadas. Além disso, ela é essencial para transferência de amostras da PC para a MC.

Câmara Ambiente/Pressão Função
LL HV/ 10-7 -10-8 mbar Inserção de amostras no sistema
IC UHV/ < 5×10-9 mbar Armazenamento e clive de amostras
TC UHV/ < 5×10-10 mbar Armazenamento e transferência de amostras