fbpx
English
Ciência | 31 de Julho de 2018
Nanoeletrônica controlada pela luz

Pesquisa investiga o controle da polarização elétrica em cerâmicas ferroelétricas por meio da incidência de luz

Materiais chamados ferroelétricos tem a propriedade de manter uma polarização elétrica espontânea, reversível pela aplicação de um campo elétrico externo. Esses materiais são adicionalmente, piezoelétricos – insto é, induzem o acúmulo de cargas elétricas pela aplicação de stress mecânico – e piroelétricos –  induzem uma voltagem temporária pelo aquecimento ou resfriamento. Essas propriedades fazem dos materiais ferroelétricos úteis em diversas aplicações, como em sensores de vibração mecânica, em máquinas de ultrassom médicas, ou sensores de fogo e variações de temperatura.

Os materiais ferroelétricos apresentam uma estrutura dividida em domínios de diferentes polarizações orientadas em certas direções de simetria permitidas. Esses domínios se formam no material pelo equilíbrio entre despolarização eletrostática, tensão elástica e a energia das paredes de domínio, que são as regiões de interface entre diferentes domínios.

As paredes de domínio podem ter propriedades radicalmente diferentes dos domínios em si, e, através delas, é possível controlar a polarização dos domínios adjacentes, o que as torna promissoras para futuros elementos de circuitos nanoeletrônicos.

Nesse contexto, Fernando Rubio-Marcos e colaboradores [1] mostraram ser possível controlar, de forma reversível e não invasiva, os domínios ferroelétricos em materiais cerâmicos, por meio da interação entre luz e matéria. Materiais cerâmicos, ou policristalinos, são mais versáteis, baratos e de mais fácil fabricação que materiais monocristalinos. Dessa forma, a metodologia desenvolvida pelos pesquisadores tem potencial para aplicação na próxima geração da nanoeletrônica.

O grupo utilizou as instalações da linha de luz XRD1 de Difração de Raios X do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para identificar a estrutura cristalina no material cerâmico, que está relacionada tanto à estrutura de domínios quanto à resposta funcional.

Fonte: [1] Fernando Rubio-Marcos, Adolfo Del Campo, Rocío E. Rojas-Hernandez, Mariola O. Ramírez, Rodrigo Parra, Rodrigo U. Ichikawa, Leandro A. Ramajo, Luisa E. Bausá and Jose F. Fernández. Experimental evidence of charged domain walls in lead-free ferroelectric ceramics: light-driven nanodomain switching, Nanoscale, 2018,10, 705-715. DOI: 10.1039/C7NR04304J

MAIS Ciência

Pesquisa desenvolve novo material para liberação controlada de óxido nítrico

Pesquisa investiga a formação de diferentes fases de molécula a base de bismuto em isolantes topológicos