CONTATO & EQUIPE
Contato:Francine Faia Fernandes
Tel. da Instalação: +55 19 3512 1184
E-mail da Instalação: francine.fernandes@lnls.br
O Laboratório de Preparo de Amostras Criogênicas (LCRIO) faz parte do Complexo de Preparação para Amostras Biológicas* e tem como objetivo dar o suporte ao preparo de amostra de materiais moles e biológicos a temperatura ambiente e baixas temperaturas (-20°C a -180°C), de maneira a preservar sua estrutura e composição nativa durante os experimentos nas linhas de luz do Sirius. O LCRIO está localizado no eixo 40, ao longo da linha de luz Cateretê.
O LCRIO dispõe de equipamentos que conferem aos usuários a capacidade de seccionar, extrair e vitrificar amostras em escalas micrométricas, a temperatura ambiente e em baixas temperaturas.
*O Complexo de Preparação para Amostras Biológicas têm como objetivo dar suporte aos usuários internos e externos na preparação de amostras biológicas, bem como na realização de cortes, sínteses e caracterizações voltadas para estudos biológicos.
Contato:Francine Faia Fernandes
Tel. da Instalação: +55 19 3512 1184
E-mail da Instalação: francine.fernandes@lnls.br
O LCRIO dispõe de ferramentas de corte e manipulação de amostras para experimentos de nano-tomografia e nano-espectroscopia.
Realiza cortes a temperatura ambiente, variando entre 0,5 e 500 µm de espessura, com amostras incluídas em meios sólidos, como parafinas e resinas.
Possui suporte para navalhas de aço-inox e vidro.
Clique aqui para Especificações.
Realiza cortes e extração de micro fragmentos, incluindo materiais moles (i.e. células, tecidos vegetais, polímeros) até materiais mais duros (i.e. placas finas metálicas).
Além disso, é um microscópio óptico com capacidades de campo claro, luz polarizada, DIC e fluorescência.
Clique aqui para Especificações.
Possuindo uma distância longa de trabalho, possibilita a visualização e ao mesmo tempo a manipulação de microamostras, seja para o corte manual ou para a transferência em diferentes substratos.
O dano pela radiação é um fenômeno intrínseco decorrente da interação entre matéria mole e os raios X, sendo a preservação da amostra em baixas temperaturas (abaixo de – 30°C) obrigatória para coletar dados confiáveis e de alta resolução.
Realiza cortes a temperaturas de até -30°C, entre 0,5 e 500 µm de espessura de amostras embebidas em solução de crio-protetores (i.e. OCT, glicerol, glicose etc.)
Clique aqui para Especificações.
Realiza o congelamento rápido de microamostras em substratos específicos utilizados nas linhas de luz. Opera com propano/etano a temperaturas de nitrogênio líquido (-190°C) e permite atingir o congelamento em estado de gelo amorfo de amostras de até ~15 µm espessura, evitando a formação de gelo cristalino.
Clique aqui para Especificações.
Além disso o LCRIO conta com capela de exaustão para manipulações químicas, geladeira com freezer (4°C e -20°C) e reservatório (Dewar) de nitrogênio (-190°C) para armazenamento temporário de amostras.