fbpx
English
Laboratório de preparações criogênicas (LCRIO)

O Laboratório de Preparo de Amostras Criogênicas (LCRIO) faz parte do Complexo de Preparação para Amostras Biológicas* e tem como objetivo dar o suporte ao preparo de amostra de materiais moles e biológicos a temperatura ambiente e baixas temperaturas (-20°C a -180°C), de maneira a preservar sua estrutura e composição nativa durante os experimentos nas linhas de luz do Sirius. O LCRIO está localizado no eixo 40, ao longo da linha de luz Cateretê.

O LCRIO dispõe de equipamentos que conferem aos usuários a capacidade de seccionar, extrair e vitrificar amostras em escalas micrométricas, a temperatura ambiente e em baixas temperaturas.

*O Complexo de Preparação para Amostras Biológicas têm como objetivo dar suporte aos usuários internos e externos na preparação de amostras biológicas, bem como na realização de cortes, sínteses e caracterizações voltadas para estudos biológicos.

CONTATO & EQUIPE

Contato:Francine Faia Fernandes
Tel. da Instalação: +55 19 3512 1184
E-mail da Instalação: francine.fernandes@lnls.br

MICRO-CORTE E MICROMANIPULAÇÃO

O LCRIO dispõe de ferramentas de corte e manipulação de amostras para experimentos de nano-tomografia e nano-espectroscopia.

Micrótomo rotativo semiautomático (Leica HistoCore Autocut)

Realiza cortes a temperatura ambiente, variando entre 0,5 e 500 µm de espessura, com amostras incluídas em meios sólidos, como parafinas e resinas.

Possui suporte para navalhas de aço-inox e vidro.

Clique aqui para Especificações.

Microscópio de microdissecção a laser (Leica LMD7)

Realiza cortes e extração de micro fragmentos, incluindo materiais moles (i.e. células, tecidos vegetais, polímeros) até materiais mais duros (i.e. placas finas metálicas).

Além disso, é um microscópio óptico com capacidades de campo claro, luz polarizada, DIC e fluorescência.

Clique aqui para Especificações.

Estereomicroscópio (Olympus SZ61)

Possuindo uma distância longa de trabalho, possibilita a visualização e ao mesmo tempo a manipulação de microamostras, seja para o corte manual ou para a transferência em diferentes substratos.

PREPARAÇÕES EM BAIXAS TEMPERATURAS

O dano pela radiação é um fenômeno intrínseco decorrente da interação entre matéria mole e os raios X, sendo a preservação da amostra em baixas temperaturas (abaixo de – 30°C) obrigatória para coletar dados confiáveis ​​e de alta resolução.

Criostato manual (Leica CM1860 UV)

Realiza cortes a temperaturas de até -30°C, entre 0,5 e 500 µm de espessura de amostras embebidas em solução de crio-protetores (i.e. OCT, glicerol, glicose etc.)

Clique aqui para Especificações.

Plunge-freezer (EMS-002)

Realiza o congelamento rápido de microamostras em substratos específicos utilizados nas linhas de luz. Opera com propano/etano a temperaturas de nitrogênio líquido (-190°C) e permite atingir o congelamento em estado de gelo amorfo de amostras de até ~15 µm espessura, evitando a formação de gelo cristalino.

Clique aqui para Especificações.

Mais

Além disso o LCRIO conta com capela de exaustão para manipulações químicas, geladeira com freezer (4°C  e -20°C) e reservatório (Dewar) de nitrogênio (-190°C) para armazenamento temporário de amostras.

REGRAS GERAIS PARA UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO LCRIO

  • Treinamento presencial e uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). 
  • Para acessar o LCRIO (Laboratório DE preparo de amostras CRIOGÊNICAS) é obrigatório o uso de avental manga longa, óculos de segurança e luvas nitrílicas. Além dos EPIs é obrigatório estar com a vestimenta adequada (calça comprida e sapatos totalmente fechados que cubram inclusive a parte dorsal do pé).
  • Declarar todas as amostras e reagentes no Formulário de Segurança conforme proposta submetida.
  • Reagentes químicos e amostras não declarados no Formulário de Segurança, conforme proposta submetida, serão proibidos. Alterações e inclusões deverão ser formalizadas com antecedência e autorizadas pela Comissão de Avaliação de Segurança. 
  • Levar para as instalações experimentais (linhas de luz) apenas os materiais para a realização dos experimentos.
  • Armazenar temporariamente reagentes e amostras conforme período de experimentos. Após esse período os materiais deverão ser retirados pelo respectivo usuário.
  • Não serão aceitos materiais sem a devida identificação. Todas as amostras e reagentes químicos deverão estar devidamente identificados. A identificação deverá estar de forma legível. Materiais tóxicos ou voláteis serão armazenados na capela com exaustão.
  • Manter o LCRIO em condições operacionais zelando pela organização e regras internas de funcionamento conforme orientações e recomendações de segurança.
  • Somente usuário treinado, presencialmente, estará autorizado e terá acesso ao LCRIO.