Inscrições vão até dia 29 de agosto.
A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promovem o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste. Este evento está marcado para os dias 30 e 31 de agosto e acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE.
O objetivo do evento é divulgar as instalações e capacidades do Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas em todo o mundo, à comunidade científica do Nordeste brasileiro. O Sirius, uma infraestrutura de grande escala, abriga um acelerador de elétrons de última geração em seu núcleo, gerando um tipo de luz que tem a capacidade de revelar a microestrutura de materiais orgânicos e inorgânicos. Essas análises ocorrem em estações de pesquisa designadas como linhas de luz. O Sirius é equipado com diversas linhas de luz, cada uma otimizada para diferentes experimentos, operando de maneira independente. Essa abordagem possibilita que múltiplos grupos de pesquisadores trabalhem simultaneamente em várias áreas de pesquisas, como saúde, energia, novos materiais, meio ambiente e outros.
Durante o workshop, serão apresentadas as potencialidades das diferentes linhas do Sirius, bem como alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Nordeste que utilizam essa infraestrutura.
🚨 Atenção: as inscrições estão abertas até 29/08 e podem ser feitas por meio do link. As vagas são limitadas.
Kicker longitudinal, dispositivo utilizado no primeiro acelerador de partículas brasileiro e incompatível com a tecnologia do Sirius, fará parte do SESAME, na Jordânia
Sirius, acelerador de partículas brasileiro, será protagonista nos projetos com centros de pesquisa e universidades