fbpx
English
Sistema de Vácuo

O sistema de vácuo delimita o ambiente em que o feixe de elétrons trafega sob efeito de campos eletromagnéticos. Este ambiente deve ser praticamente livre de moléculas de gás, pois colisões entre o feixe de elétrons e moléculas de gás podem levar à perda de elétrons armazenados e a uma rápida queda na corrente do feixe.

A pressão média ao longo do ambiente de vácuo de mais de 500 metros de comprimento para o anel de armazenamento do Sirius deve ser um trilhão de vezes menor que a pressão atmosférica. Este valor corresponde ao que se convencionou chamar de ultra-alto vácuo e requer várias técnicas especiais para sua produção.

O ambiente de vácuo é fisicamente delimitado pelas câmaras de vácuo. No anel de armazenamento do Sirius, a câmara de vácuo na região dos quadrupolos e sextupolos será cilíndrica, com o raio da região livre para os elétrons de 12 mm, valor consideravelmente menor que os valores usualmente utilizados nas fontes de luz síncrotron atuais. Como comparação, o raio da câmara de vácuo do anel UVX é de 30 mm.

O tamanho reduzido da câmara de vácuo traz várias consequências, entre as quais está a necessidade de bombeamento distribuído com a tecnologia NEG (Non evaporable getters). O NEG é um filme fino depositado sobre a superfície interna das câmaras de vácuo com capacidade de aprisionar gases, proporcionando um efeito de bombeamento de vácuo. A tecnologia para deposição destes filmes foi estabelecida e testada no LNLS, após acordo com o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).