English
Laboratório de preparações criogênicas (LCRIO)

O laboratório de preparações criogênicas (LCRIO) tem como objetivo dar o suporte ao preparo de amostra de materiais moles e biológicos a temperatura ambiente e baixas temperaturas (-20°C a -180°C), de maneira a preservar sua estrutura e composição nativa durante os experimentos nas linhas de luz do Sirius. O LCRIO está localizado no eixo 40, ao longo da linha de luz Cateretê.

O LCRIO dispõe de equipamentos que conferem aos usuários a capacidade de seccionar, extrair e vitrificar amostras em escalas micrométricas, a temperatura ambiente e em baixas temperaturas.

CONTATO & EQUIPE

Coordenação: Carla Cristina Polo

Tel. da Instalação: +55 19 3512 5193

E-mail da Instalação: carla.polo@lnls.br

MICRO-CORTE E MICROMANIPULAÇÃO

O LCRIO dispõe de ferramentas de corte e manipulação de amostras para experimentos de nano-tomografia e nano-espectroscopia.

Micrótomo rotativo semiautomático (Leica HistoCore Autocut)

Realiza cortes a temperatura ambiente, variando entre 0,5 e 500 µm de espessura, com amostras incluídas em meios sólidos, como parafinas e resinas.

Possui suporte para navalhas de aço-inox e vidro.

Clique aqui para Especificações.

Microscópio de microdissecção a laser (Leica LMD7)

Realiza cortes e extração de micro fragmentos, incluindo materiais moles (i.e. células, tecidos vegetais, polímeros) até materiais mais duros (i.e. placas finas metálicas).

Além disso, é um microscópio óptico com capacidades de campo claro, luz polarizada, DIC e fluorescência.

Clique aqui para Especificações.

Estereomicroscópio (Olympus SZ61)

Possuindo uma distância longa de trabalho, possibilita a visualização e ao mesmo tempo a manipulação de microamostras, seja para o corte manual ou para a transferência em diferentes substratos.

PREPARAÇÕES EM BAIXAS TEMPERATURAS

O dano pela radiação é um fenômeno intrínseco decorrente da interação entre matéria mole e os raios X, sendo a preservação da amostra em baixas temperaturas (abaixo de – 30°C) obrigatória para coletar dados confiáveis ​​e de alta resolução.

Criostato manual (Leica CM1860 UV)

Realiza cortes a temperaturas de até -30°C, entre 0,5 e 500 µm de espessura de amostras embebidas em solução de crio-protetores (i.e. OCT, glicerol, glicose etc.)

Clique aqui para Especificações.

Plunge-freezer (EMS-002)

Realiza o congelamento rápido de microamostras em substratos específicos utilizados nas linhas de luz. Opera com propano/etano a temperaturas de nitrogênio líquido (-190°C) e permite atingir o congelamento em estado de gelo amorfo de amostras de até ~15 µm espessura, evitando a formação de gelo cristalino.

Clique aqui para Especificações.

Mais

Além disso o LCRIO conta com capela de exaustão para manipulações químicas, geladeira com freezer (4°C  e -20°C) e reservatório (Dewar) de nitrogênio (-190°C) para armazenamento temporário de amostras.