fbpx
English
Imbuia

O Grupo IMBUIA é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz IMBUIA da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha de luz IMBUIA será dedicada à micro e nano-espectroscopia de infravermelho (IR) utilizando radiação síncrotron combinada com fontes lasers na faixa energética de 70 a 400 meV (564 a 3226 cm$^{-1}$).

O grupo se dedica também a projetos de ambientes de amostras avançados e na disponibilização de interfaces de pós-processamento de dados hiperespectrais de FTIR.  Além disso, o grupo tem atuado no estudo de propriedades nanofotônicas de materiais quânticos baseados em poucas camadas atômicas (materiais 2D),  e no desenvolvimento da técnica de microscopia óptica de campo-próximo do tipo espalhamento (s-SNOM) e sua aplicação em áreas multidisciplinares, tais como nanobiologia, novos materiais energéticos e nanofarmacologia.

Linha de Luz Imbuia

IMBUIA (Infrared Multiscale Beamline for Ultra-resolved Imaging Applications) é uma linha de luz dedicada à experimentos de micro e nano-espectroscopia de infravermelho (IR) na faixa de IR médio. Esses experimentos permitem a análise composicional de praticamente qualquer material e são essenciais para a realização de pesquisa de fronteira em novos materiais, com especial ênfase em materiais orgânicos biológicos e sintéticos.

Coordenação

Raul de O. Freitas
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3517 5060
raul.freitas@lnls.br

Equipe Científica

Francisco C. B. Maia
Pesquisador(a)
Lucyano J. A. de Macedo
Pesquisador(a)
Ohanna M. M. M. da Costa
Pesquisador(a)

Equipe Técnica

Thiago M. dos Santos
Analista de Desenvolvimento Tecnológico

Estudantes

Flavio H. Feres
Estudante de Pós-graduação
Rafael A. Mayer
Estudante de Pós-graduação