fbpx
English
Manacá

O Grupo MANACÁ é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz MANACÁ da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha de luz MANACÁ é dedicada à cristalografia de macromoléculas para o estudo das estruturas tridimensionais de macromoléculas, particularmente de arranjos complexos como vírus, proteínas de membrana e complexos de proteínas e ligantes.

O grupo tem como principal objetivo dar suporte especializado em todas as etapas do experimento de difração de macromoléculas que vai da preparação das amostras ao processamento, validação e interpretação dos dados obtidos na linha de luz. Além disso, tem atuação no desenvolvimento de instrumentação para os experimentos de difração, protocolos de coleta de dados mais eficientes e rotinas de processamento de dados, focando na automação de todos os processos.

Atualmente, o foco do grupo está voltado para a conclusão do comissionamento da linha de luz MANACÁ bem como no desenvolvimento de novas formas de apresentação de amostras para cristalografia de múltiplos cristais.

Linha de Luz Manacá

MANACÁ (MAcromolecular Micro and NAno CrystAllography) é a primeira linha de luz de cristalografia de macromoléculas do Sirius, otimizada para focos micrométrico e sub-micrométrico. O projeto prevê duas estações experimentais com feixes de 10×7 a 100×80 micrometros (estação micro) e de 0,5×0,5 micrometros (estação nano). A estação micro encontra-se em operação e é dedicada aos estudos das estruturas tridimensionais de macromoléculas e moléculas pequenas. O feixe pequeno e intenso do Sirius possibilita o estudo de estruturas desafiadoras como de vírus, complexos de proteína-proteína, proteína-ligante e produtos naturais. compostos naturais. Experimentos a temperatura ambiente e remotos estão disponíveis.

Coordenação

Andrey F. Z. Nascimento
Pesquisador(a)
+55 19 3518 2325
andrey.nascimento@lnls.br