O grupo de Mecatrônica e Engenharia de Precisão (MEP) é voltado a projetos mecânicos e mecatrônicos especiais com requisitos de alto desempenho. Nesses contextos, de fato, torna-se uma questão central a aplicação de princípios de engenharia de precisão em busca de escolhas ideais em: materiais, design de peças, seleção e alocação de elementos de atuação e de sensores, eletrônica, software e controle.
Como característica fundamental, a metodologia de projetos é baseada em ferramentas de engenharia de sistemas e engenharia preditiva, de modo a minimizar os riscos técnicos envolvidos mesmo em projetos de alta complexidade e significativo grau de ineditismo. Para além da execução de projetos, uma frente interna de pesquisa em tecnologia mecatrônica oferece oportunidade para uma evolução permanente em desempenho e eficiência de sistemas de linhas de luz.
A equipe multidisciplinar abrange formações em Tecnologia Mecânica, Mecatrônica e Automação, e Engenharias Física, Mecânica, de Materiais, e de Controle e Automação, dentre outras, além de especializações em engenharia de precisão e tecnologias de luz síncrotron. Parte das competências principais incluem: design mecânico de precisão, modelagem multifísica analítica e por elementos finitos, metrologia e integração mecatrônica, e arquitetura de sistemas.
O histórico dos membros do MEP ao longo da última década cobre todo o ciclo de vida de projetos como: monocromadores de duplo cristal de alta dinâmica (HD-DCM); sistemas de espelhos de raios-X de alto desempenho dinâmico; e estações experimentais de nanofoco, incluindo uma grande variedade de ambientes de amostra para alta estabilidade em condições especiais, tais como in vivo, aquecimento, criogenia, eletroquímica e catálise.
Parte das missões do grupo é trabalhar por sistemas determinísticos, robustos e repetitivos, que aumentem a confiabilidade e a eficiência dos instrumentos das linhas de luz, além fomentar desenvolvimentos técnicos no sentido de experimentos de varredura contínua (fly-scan) otimizada, de modo a viabilizar melhorias de produtividade a partir do alto fluxo de fótons disponibilizado pelas fontes de luz do Sirius.