O grupo de óptica (OPT) é responsável pelo projeto óptico das linhas de luz da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e pela metrologia óptica de seus elementos (espelhos, grades, cristais).
A equipe define o conceito óptico de uma linha de luz baseado nos requisitos das pesquisas que serão realizadas. Diferentes conceitos ópticos são otimizados tanto por cálculos analíticos quanto por traçado de raios e simulações de propagação de ondas. Ainda, a equipe de óptica desenvolve novas ferramentas de simulação, que reduzem efetivamente o tempo de conclusão do projeto óptico.
O grupo também opera um laboratório de metrologia óptica instalado em uma sala limpa classe 10.000 (ISO 7), onde a qualidade da superfície dos elementos ópticos é verificada antes da instalação. Um Long Trace Profiler (LTP) e um interferômetro Fizeau estão disponíveis para caracterizar os erros de altura de superfície (1 nm RMS) e de inclinação (50 nrad RMS) na precisão atômica. O constante aprimoramento e desenvolvimento da instrumentação metrológica prepara o LNLS para caracterizar elementos ópticos com tolerâncias ainda mais restritivas no futuro.
Após a instalação final dos elementos ópticos, os membros da equipe acompanham e apoiam o comissionamento da linha a fim de assegurar que os requisitos de projeto sejam atingidos.