fbpx
English

Participantes e organizadores da 1ª EBS, reunidos na fonte de luz síncrotron UVX

Notícias | 9 de Agosto de 2017
1ª EBS prepara pesquisadores no uso de técnicas com síncrotron em múltiplas áreas de pesquisa

Evento reuniu 95 participantes, de 16 estados brasileiros e 4 países latino-americanos, entre 10 e 21 de julho

A primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações foi realizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) entre os dias 10 e 21 de julho de 2017, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. O evento contou com a participação de 95 alunos, sendo 91 brasileiros e 4 estrangeiros. A Escola, voltada para a capacitação na área de técnicas de luz síncrotron, recebeu desde graduandos a docentes e profissionais de diversas áreas de pesquisa e atuação.

Planejada para acontecer anualmente, a EBS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS e impulsionar a formação e treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas pesquisas.

Na primeira semana de evento, foram apresentados aos alunos conceitos básicos da produção de luz síncrotron e suas principais propriedades, além de um quadro geral das técnicas de difração e espalhamento de raios X, espectroscopias de raios X e técnicas de imagem e tomografia de raios X.

Na segunda semana de evento, foram trabalhados conceitos específicos e avançados sobre as técnicas de utilização da luz síncrotron em laboratórios de pesquisa. Durante essa semana, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer, através de aulas práticas, como os pesquisadores do LNLS utilizam a fonte de luz síncrotron em experimentos de diferentes áreas de pesquisa.

De acordo com as respostas dos participantes a um questionário de avaliação, a primeira edição da EBS conseguiu atrair o interesse de alunos e pesquisadores, que futuramente podem se tornar usuários da nova fonte de luz síncrotron do LNLS, o Sirius. Entusiasmados com as perspectivas do projeto e o andamento das obras, que alcançaram a marca de 57% de conclusão, os participantes ressaltaram a importância das oportunidades oferecidas pela EBS, e afirmam que o conhecimento adquirido durante as duas semanas deverá gerar ótimos resultados.

MAIS Notícias

Evento recebeu mais de 4000 pessoas interessadas em aprender sobre Ciência

Recentemente foi iniciada a construção dos pisos dos aceleradores, fase mais desafiadora das edificações