fbpx
English
Notícias | 4 de Setembro de 2015
Cientista Brasileiro é condecorado com o Dale Sayers Award

Narcizo M. Souza Neto, pesquisador do LNLS, recebeu o prêmio Dale Sayers, concedido pela Sociedade Internacional de Absorção de Raios-X.

Narcizo M. Souza Neto, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), recebeu o prêmio Dale Sayers, concedido a cada três anos pela Sociedade Internacional de Absorção de Raios-X (IXAS, da sigla em inglês). A premiação aconteceu durante a XVI Conferência Internacional de Estrutura Fina de Absorção de Raios-X (XAFS16) no fim de agosto, na cidade de Karlsruhe, Alemanha.

É a primeira vez que um cientista da América Latina recebe a premiação, uma das mais importantes do mundo na área de Espectroscopia por Absorção de Raios-X (XAS). O prêmio é dado em reconhecimento a jovens pesquisadores de destaque por suas contribuições experimentais usando XAS. Especificamente, a premiação foi concedida por suas “contribuições para o desenvolvimento de XAS para estudos de matéria sob condições extremas”.

Narcizo M. Souza Neto

Pesquisador do LNLS desde 2010, Souza Neto trabalha no desenvolvimento de instrumentação para o uso de técnicas de radiação sincrotron sob condições extremas, como altas pressões. Também participa ativamente no desenvolvimento de linhas de luz para o Sirius, futura nova fonte de luz sincrotron, já em construção no LNLS.

MAIS Notícias

Uma nova chamada de propostas para seleção pública de empresas paulistas.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) acaba de tornar-se um dos fornecedores credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para receber por serviços prestados via cartão BNDES