English
Notícias | 9 de Maio de 2025
CNPEM divulga selecionados na quinta chamada de propostas de pesquisa para Sirius

Dos 443 projetos submetidos, 161 serão desenvolvidos no segundo semestre de 2025, nas dez linhas de luz já abertas para pesquisadores

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou a lista de projetos científicos aprovados na quinta chamada para uso das instalações do Sirius — fonte de luz síncrotron e maior equipamento científico já construído no Brasil.

Nesta chamada foram submetidos 443 projetos, dos quais 161 foram aprovados no processo de avaliação. As propostas selecionadas terão seus experimentos realizados nas dez linhas de luz atualmente em operação no Sirius, no período de maio a outubro de 2025. 

Ressubmissão de projetos

Do total de propostas enviadas para a chamada atual, 66 foram classificadas na modalidade de ressubmissão — nova categoria do processo seletivo que permite o reenvio de propostas bem avaliadas, mas não aprovadas na chamada anterior. Nessa modalidade, a taxa de aprovação foi de 30% entre os projetos reencaminhados.  

A categoria foi criada devido à alta competitividade das propostas nas últimas chamadas e ao grande número de projetos submetidos com elevado mérito científico. 

Mais números:  Pesquisadores de todas as regiões do Brasil foram responsáveis por 85% das submissões de projetos. A maioria das propostas nacionais foi enviada por pesquisadores da Região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, seguidas pelas regiões Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Além disso, a chamada recebeu inscrições de pesquisadores de 13 países, entre os quais Argentina, Rússia, China e Canadá. Os estrangeiros foram responsáveis por 15% das propostas submetidas. 

O CNPEM realiza, anualmente, duas chamadas regulares para submissão de propostas de projetos científicos visando a utilização das linhas de luz do Sirius. A próxima chamada, voltada à realização de experimentos no primeiro semestre de 2026, está prevista para o segundo semestre de 2025, condicionada à disponibilidade das instalações do acelerador de partículas.  

Mais informações sobre submissão de propostas podem ser consultadas em Informações para Usuários 

Sobre o CNPEM

O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. 

As atividades técnico-científicas do CNPEM são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC). 

MAIS Notícias

Houve manifestações de interesse vindas de 650 instituições de ensino, com expectativa de quase 50 mil visitantes

Prof. Cerqueira Leite teve papel decisivo para viabilizar o projeto e a construção da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul, que veio a se tornar o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o início da criação do CNPEM.

Presidente do Conselho de Administração do Centro faleceu domingo, 1 de dezembro