fbpx
English

Raphaela Oliveira, Nicolli Freitas e Murillo Rodrigues, estudantes premiados no R-MRS 2022 | Foto: Arquivo pessoal

Notícias | 27 de Outubro de 2022
CNPEM é premiado no Brazilian Materials Research Society (B-MRS)

Evento da Sociedade Brasileira de Materiais (SMPMat) é um dos principais na área de ciência de materiais no hemisfério sul

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi destaque na XX edição do Brazilian Materials Research Society (B-MRS), evento internacional promovido pela Sociedade Brasileira de Materiais (SMPMat).

O evento reúne anualmente pesquisadores e estudantes de engenharias, física, química e biologia, de diversos países que trabalham em projetos científicos inovadores com impactos na área.

Na última edição, realizada em Foz do Iguaçu (25-29 de Setembro), os estudantes Murillo Henrique Matos Rodrigues, Nicolli de Freitas, Raphaela de Oliveira, que atuam no CNPEM, foram agraciados com dois prêmios cada um na cerimônia de encerramento por trabalhos que desenvolveram no Centro. 

Raphaela de Oliveira apresentou o trabalho “Manipulando água nanoconfinada em minerais lamelares”, que demonstra que as propriedades do clinocloro, um abundante, podem ser aproveitadas no desenvolvimento de nanodispositivos para diversas aplicações, especialmente no campo da saúde. O trabalho recebeu os prêmios “Bernhard Gross” e “ACS Prize”.

Nicolli de Freitas foi agraciada com o “Bernhard Gross”e “RSC award” pelo trabalho: “Preparo de monocamadas de MoS2 com alta razão de aspecto”. A pesquisa apresenta uma solução simples, rápida e eficiente para superação de um grande desafio no preparo de materiais bidimensionais para a produção de energia limpa. 

Murillo Rodrigues, também duplamente agraciado com o “Bernhard Gross award” e “ACS prize” pela apresentação do estudo “A influência do campo magnético para preparação de filmes de óxido de ferro”. O trabalho também tem impacto no desenvolvimento de novos processos sustentáveis para obtenção de energia limpa a partir da água para produção do gás hidrogênio.

Os trabalhos premiados foram realizados no CNPEM com apoio de diversas organizações de fomento como CNPq, FAPEMIG, FAPESP, CAPES e Instituto Serrapilheira.

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

MAIS Notícias

Projeto itinerante do CNPEM leva experiência digital imersiva em 360°, para cidades de seis estados e o DF

Projeto premiado pelo incentivo na inserção de meninas e professoras nas Ciências tem inscrições abertas e vai ter alcance nacional em 2023