Bolsista atuará no LNLS/CNPEM (Campinas-SP) e no IQUSP (São Paulo-SP). Candidaturas devem ser submetidas até 1 de novembro de 2025.
Bolsista atuará no LNLS/CNPEM (Campinas-SP) e no IQUSP (São Paulo-SP). Candidaturas devem ser submetidas até 1 de novembro de 2025.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), oferece uma bolsa de pós-doutorado (R$ 12.000,00) no âmbito do edital USP–CNPEM. A oportunidade envolve o desenvolvimento de células e ambientes de amostras compatíveis com estudos in operando em síncrotron, visando a investigação de materiais plasmônicos e óxidos de alta entropia preparados por via mecanoquímica.
Supervisão: Prof. Dr. Paulo de Oliveira (IQUSP) e Dra. Amélie Rochet (LNLS/CNPEM)
O prazo para candidatura é até dia 01 de novembro de 2025.
Linhas e Atividades
Formação e requisitos para a candidatura:
Detalhes sobre a atuação
As atividades serão desenvolvidas no LNLS/CNPEM (Campinas) e no IQUSP (São Paulo), sob supervisão Prof. Dr. Paulo de Oliveira (IQUSP) e Dra. Amélie Rochet (LNLS/CNPEM).
Condições da bolsa
Valor mensal: R$ 12.000,00
Duração inicial: 12 meses
Possibilidade de renovação: por até 12 meses, condicionada à avaliação do relatório científico e à disponibilidade orçamentária
Como se candidatar
Envie CV contendo lista de publicações e DUAS referências profissionais para os e-mails: paulofmo@usp.br e amelie.rochet@lnls.br
Datas importantes:
Candidaturas até 01 de novembro de 2025.
Início das atividades em 01 de dezembro de 2025.
Candidatos podem buscar mais informações sobre a chamada em notícia publicada no site do CNPEM e no portal da USP.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Pesquisadora foi premiada por estudo sobre a manipulação de defeitos em ligas TMD bidimensionais, com potencial para aplicações em fotônica e dispositivos quânticos
Candidatos devem enviar currículo e histórico acadêmico até 31 de agosto