English
Notícias | 20 de Agosto de 2025
CNPEM oferece oportunidade de iniciação científica na linha de luz Mogno do Sirius

Candidatos devem enviar currículo e histórico acadêmico até 31 de agosto

Vaga para iniciação científica no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – linha de luz Mogno

Sobre a vaga

A vaga está vinculada ao desenvolvimento de um ambiente de amostra para linha de luz Mogno (LNLS) para realização de experimentos de micro- e nanotomografia com aquecimento. O projeto inclui: 1) Elaboração de desenhos técnicos do ambiente experimental. 2) Simulações térmicas para verificar a compatibilidade com os requisitos da linha de luz. 3) Prototipagem do sistema e teste de desempenho em bancada. O estudante estará sob a supervisão do Dr. Roger Gomes Fernandes e trabalhará juntamente com a equipe da linha de luz Mogno e grupos de apoio do LNLS.

O projeto será financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com uma bolsa de iniciação científica de modalidade ITI-A no valor de R$700,00. O CNPEM, onde está localizado o LNLS, oferece translado em fretado e almoço no refeitório do campus.

Interessados enviar currículo e histórico acadêmico para: roger.fernandes@lnls.br até 31/08/2025.

Análise dos currículos de 01 a 03/09/2025

Entrevista dos selecionados de 4 e 5/09/2025

Início dos trabalhos em 01/10/2025

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

https://cnpem.br/

MAIS Notícias

Programa é destinado a estudantes das áreas das engenharias, exatas e das  ciências biológicas e da saúde

Evento acontece em 5 e 6 de novembro – e seus debates buscam identificar expectativas e necessidades da comunidade científica em relação ao Sirius