fbpx
English
Notícias | 29 de Setembro de 2023
CNPEM recebe inscrições de professores de ensino médio da América Latina e Caribe para 6ª edição de escola gratuita

Escola Sirius para Professores de Ensino Médio promove imersão de profissionais da educação no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI)

Professores do Ensino Médio, das redes pública e privada, de todo o Brasil e demais países da América Latina e Caribe podem se candidatar para participar da 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2024), que será realizada de 15 a 19 de janeiro de 2024. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

As inscrições serão recebidas de 4 a 24 de outubro de 2024 para as 60 vagas disponibilizadas para professores de Física, Química e Biologia. Nessa 6ª edição, a ESPEM amplia o alcance e destina 5 vagas para educadores dos demais países da América Latina e Caribe. Escola é gratuita e inclui auxílio aos selecionados para participação nas 40 horas de atividades realizadas em português, idioma oficial do evento.

Desde 2019, a ESPEM já atendeu mais de 500 professores de todo País. Por uma semana, os professores vivenciam uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM, localizado em Campinas-SP. Com aulas teóricas e práticas ministradas pelos profissionais do CNPEM e palestrantes convidados das áreas de educação e ciências, o principal objetivo da escola é estimular os professores a levarem ideias da ciência moderna para as salas de aula de onde atuam.

A programação contará com aulas expositivas, seminários, oficinas, visitas e rodas de discussões com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os profissionais do Centro, com dicas sobre como transpor o conhecimento para a sala de aula. As visitas às unidades do CNPEM incluirão o Sirius, fonte de luz síncrotron que dá nome à Escola, e os professores são introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharias, bem como ao curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência.

Durante o processo de seleção dos participantes, será levado em conta a atividade docente, a participação em projetos e eventos, Olimpíadas do conhecimento e atividades de pesquisa ou extensão relacionados ao ensino, bem como as cartas de motivação enviadas na inscrição. O comitê organizador buscará compor a turma com base na diversidade geográfica, equidade de gênero e nas áreas de ensino de Física, Química e Biologia, com prioridade para professores de escolas públicas do Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do CNPEM, a ESPEM 2024 tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

Datas importantes:

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

MAIS Notícias

Matéria do jornal Estadão discute investimentos previstos para Sirius e Orion