fbpx
English
Notícias | 7 de Novembro de 2014
Empresas são convidadas a participar do projeto Sirius

A chamada anunciada para estimular empresas paulistas a desenvolver produtos para a construção do Sirius.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) abriram em setembro a chamada de propostas para seleção pública de empresas paulistas interessadas em participar do desenvolvimento da futura fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius. Idealizada e projetada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius será uma fonte de luz de última geração, com potencial para trazer enormes avanços científicos em áreas estratégicas para o País.

A chamada anunciada tem como objetivo estimular micro, pequenas e médias empresas paulistas a desenvolver produtos, processos e serviços inovadores para a construção do Sirius. Tratam-se de 20 “desafios tecnológicos”, identificados pelo LNLS durante a concepção do projeto, que correspondem a equipamentos, dispositivos e sistemas de alta complexidade, que não podem ser encontrados em prateleira ou mesmo fabricados normalmente sob encomenda, mas que podem ser desenvolvidos por empresas brasileiras interessadas em ampliar seu potencial de inovação tecnológica. Entre esses desafios estão desde a fabricação de câmaras de ultra-alto vácuo até o desenvolvimento de bases mecânicas ultraestáveis que sustentarão os componentes dos aceleradores de elétrons. A lista completa de desafios para o Sirius está reproduzida abaixo.

Cerca de R$ 40 milhões em recursos serão direcionados para a iniciativa, por meio dos programas de subvenção econômica PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da FAPESP, e PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas), do MCTI e Finep. Cada agência financiadora contribuirá com 50% desses recursos.

De acordo com o edital, as agências financiadoras concederão recursos de até R$ 1,5 milhão para cada proposta aprovada. As empresas interessadas devem apresentar suas propostas até 7 de novembro deste ano.

Desafios tecnológicos para a construção do Sirius

MAIS Notícias